Com a pandemia da Covid-19, as alterações no mundo aconteceram em uma velocidade gigantesca,  e que impactaram, profundamente, a forma como vivemos atualmente. No meio educacional essas mudanças foram, sem sombra de dúvidas, altamente impactantes, principalmente se nos atermos àquelas que aconteceram na Educação Básica, ficando evidente que era preciso intensificar a formação tecnológica dos docentes.

Informação e conhecimento são qualificações necessárias a qualquer profissional, mas precisam fazer sentido para quem as recebe. E criar essas conexões é tarefa da escola, já que somente informação não constrói o conhecimento. Por isso, programas de formação continuada para professores ajudam no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e auxiliam diretamente os alunos em sala de aula, promovendo um ensino com ainda mais qualidade.

A Formação Continuada dos professores é um dos pilares da proposta pedagógica do Colégio Catarinense, que neste ano, está em sua terceira edição. A 3ª Jornada de Metodologias Ativas acontece amanhã (11/09), das 8h às 11h, e tem como objetivo apresentar, ao cotidiano da sala de aula, diferentes ferramentas digitais e metodologias ativas.

A Jornada é uma proposta da equipe de Orientação Pedagógica da escola, cuja finalidade é familiarizar os professores com estratégias e metodologias que possibilitem o engajamento dos alunos, contribuindo para o sucesso de nossa ação educativa. Estão sendo oferecidas 10 oficinas, entre elas, Os Caminhos da Aprendizagem, Desmitificando a edição de videoaulas e Jogos e brincadeiras na Educação Infantil, dentre outras.

Para Louisa Farina Schrötter, Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, “o Programa de Formação Continuada contribui de maneira substancial para a qualificação de nossas práticas, permitindo aos estudantes assumir posturas mais ativas, participativas e autônomas para a aprendizagem”, comemora.