Há quem doe alimentos, roupas ou brinquedos. Existem ainda os que oferecem apenas uma palavra, a companhia ou o fruto do próprio trabalho: há, por exemplo, quem corte os cabelos de velhinhos em um asilo ou de crianças em uma creche.
O “Cantando o Natal” faz diferente, ele leva a alegria do Natal a hospitais, asilos e casas de saúde com uma cantoria recheada de emoção. São alunos, professores, funcionários, ex-alunos e diversos amigos do Colégio Catarinense que se juntam, há 17 anos, para montar um coral. Não são cantores profissionais, mas treinam a letra da música, aquecem a voz antes de partir para a serenata voluntária.
Na véspera do Natal de 2012, 16 instituições foram visitadas, três mil cartões foram distribuídos e 180 pessoas foram envolvidas no “Cantando o Natal”. “Milhares de sorrisos e abraços e uma infinidade de momentos ficarão para sempre em nossa memória e em nossos corações”, compartilhou Sinésio Fernandes, um dos responsáveis pelo projeto.
Foi a primeira vez da Rosângela Martendal, que já confirmou sua participação para os anos seguintes. “Escolhi um dos dias em que o “Cantando o Natal” estivesse visitando instituições no centro, próximo ao meu trabalho. Pedi dispensa por algumas horas, e, juntamente com outros 30 voluntários, visitamos a Maternidade Carmela Dutra. Foi uma experiência tão gratificante que vou repetir no ano que vem”, revela.
O projeto “Cantando o Natal 2011”, organizado pelo Centro de Pastoral do Colégio Catarinense, busca compartilhar o espírito do Natal, com músicas natalinas e um pequeno cartão com mensagens cristãs. Quem quiser participar, é só entrar em contato com a pastoral da Igreja.