Educação Infantil
Somos Inacianos
O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 17 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.
Em seus mais de 100 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.
Nosso Objetivo na Educação Infantil
No Colégio Catarinense, o foco de todo o trabalho desenvolvido é o discente, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação e reelaboração do conhecimento.
O objetivo da Educação Infantil oferecida pelo Colégio Catarinense é permitir que as crianças ampliem a socialização e acessem novos conhecimentos sobre o mundo que as cerca e, ao mesmo tempo, desenvolvam integralmente suas potencialidades. A educação, em um colégio jesuíta, respeita as características essenciais da infância e busca desenvolver valores humanos e cristãos que acompanharão os alunos por toda a vida.
Prática Pedagógica
O trabalho do Colégio Catarinense está fundamentado nos princípios do aprender a aprender e no pensar criticamente, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, vivenciar, investigar, pesquisar e avaliar, para que o educando possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.
Na Educação Infantil, as aprendizagens se constroem por meio dos projetos de trabalho e pela resolução de situações-problema, o que favorece a articulação entre as diferentes áreas de conhecimento e a interação entre os pares. A elaboração coletiva e a aproximação do universo lúdico da criança são os maiores valores desse tipo de abordagem metodológica.
Nessa perspectiva interdisciplinar, oportuniza-se aos alunos um ambiente de imersão na língua inglesa por meio do Inglês Todo Dia, criando um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturados para a inclusão da segunda língua. O foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, de modo que a apropriação do segundo idioma se dê de forma natural, ao longo do processo.
Nossas Prioridades
Adaptação ao espaço escolar e organização de rotinas que assegurem pleno desenvolvimento das capacidades infantis.
Conhecimento do mundo natural e exploração do universo simbólico, das relações interpessoais e das brincadeiras.
Desenvolvimento da oralidade e do grafismo.
Construção da identidade pessoal e socioemocional.
Participação em situações comunicativas.
Desenvolvimento ético no que diz respeito aos valores.
Participação em ações socioambientais.
Nossos Diferenciais: Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre educando e educadores, assim como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.
Inglês Todo Dia
As aulas do Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica própria para a Educação Infantil por meio de estratégias diversificadas, como músicas, jogos, teatro e histórias, que auxiliam na compreensão e fixação dos conceitos trabalhados, além dos aspectos relacionados à rotina da sala de aula. Os alunos se apropriam de novos conhecimentos, por meio da contação de histórias, brincadeiras e atividades significativas.
Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica, interativa e natural, possibilitando a proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o programa conta com a assessoria pedagógica da U-Education, ligada à Universidade Jesuíta UNISINOS, que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.
Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, a formação humana e cristã oportuniza aos alunos a construção de valores sólidos, associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.
Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens na Educação Infantil são enriquecidas com a realização de atividades e projetos que vão além do espaço escolar, como visitas a museus, teatros, parques, sítio-escola, entre outros estudos de campo, planejados e relacionados às atividades do contexto educacional.
Formação do Educando
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Os alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros com propostas de atividades a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura, a contação de histórias e outras práticas pedagógicas relacionadas.
Espaço Físico Diferenciado
O espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos espaços que estimulam a aprendizagem e o convívio social, como parques, quadras esportivas e campo de futebol, cozinha pedagógica, horta experimental, bosque, sala de Musicalização, ateliê de Artes, museu, teatro, auditório e laboratório.
Turno Estendido
O projeto Turno Estendido oferece atividades lúdicas, artísticas e de vivência após o horário normal das aulas, de segunda a sexta-feira. O objetivo é acolher os alunos da Educação Infantil que necessitam permanecer por mais tempo no ambiente escolar.
Oficinas – Atividades Complementares
O Projeto das oficinas acontecem no contraturno escolar e oferece aos educandos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, aprendizagem e formação, envolvendo esporte, arte, cultura, orientação de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e socioemocional das crianças.
Acompanhamento por parte dos pais/responsáveis
Na Educação Infantil, adotam-se algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a):
Avaliação das aprendizagens realizada por meio de pareceres descritivos, com indicadores relacionados aos objetivos educacionais e às habilidades e competências adequadas à faixa etária.
Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com postagens semanais, realizadas pelos professores, sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.
Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores que acompanham a criança.
Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.
Uma equipe multidisciplinar a serviço do educando
Adaptação ao espaço escolar e organização de rotinas que assegurem pleno desenvolvimento das capacidades infantis.
Conhecimento do mundo natural e exploração do universo simbólico, das relações interpessoais e das brincadeiras.
Desenvolvimento da oralidade e do grafismo.
Construção da identidade pessoal e socioemocional.
Participação em situações comunicativas.
Desenvolvimento ético no que diz respeito aos valores.
Participação em ações socioambientais.
Turno Integral: mais tempo para aprender, mais experiências para viver.
As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.
No Turno Integral, os alunos frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam peças teatrais, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e o espaço de Leitura, são orientados sobre o cuidado com o corpo (alimentação e higiene), dispõem de tempo para descanso após o almoço, cuidam da horta e frequentam espaços de convivência e atividades da vida prática.
Quem estuda de manhã faz à tarde. Quem estuda a tarde faz de manhã. Mais aprendizado e mais experiências.
- Arte Circense
- Ateliê de Artes
- Ballet
- Futsal
- Ginástica
- Inglês
- Jiu-jítsu
- Musicalização
- Patinação
Equipe de coordenação da Unidade de Ensino I

Coordenadora da Unidade de Ensino I

Serviço de Apoio Pedagógico – Turno Integral e Estendido

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA)

Coordenação de Pastoral

Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP)
Formulário de Contato – Educação Infantil