Educação Infantil

Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Catarinense oportuniza às crianças a ampliação do seu universo de experiências e conhecimentos. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, a educação respeita as características essenciais da infância e busca desenvolver os valores humanos e cristãos, fundamentando suas ações pedagógicas nos eixos estruturantes da etapa da Educação Infantil, as interações e brincadeiras.

Quais são as prioridades na proposta pedagógica?

Acolhida e organização de rotinas: para assegurar o desenvolvimento infantil, respeitando os diferentes ritmos e as características das crianças.

Vivência de experiências junto à natureza: viver situações de aprendizagem em diferentes contextos naturais desperta a curiosidade das crianças, a concentração, o interesse e a disposição para aprender e cuidar da casa comum (Planeta Terra).

Organização dos espaços: visam a estimular as brincadeiras e a imaginação infantil, por meio de materiais estruturados e não estruturados.

Descoberta pela brincadeira: durante a brincadeira, a criança apropria-se da realidade, desenvolve a imaginação, resolve conflitos e começa a compreender as regras presentes nos diferentes contextos sociais; ao vivenciar novos e diferentes papeis em uma brincadeira, em grupo ou fantasiando situações, ela troca afetos, experimenta sentimentos, reelabora a realidade e passa a conhecer melhor o mundo, os outros e a si própria.

Quais são as opções para estender o tempo de permanência da criança na escola?

O Colégio Catarinense oferece a opção de um período estendido para permanência na escola, facilitando a rotina das famílias. Essa proposta engloba a vivência de situações de aprendizagem lúdicas e divertidas, nas quais as crianças são acompanhadas por profissionais experientes e dispostos a acolhê-las em suas necessidades.

O Colégio também oferece atividades complementares, que envolvem diferentes opções de esporte, arte, cultura e educação ambiental.

Como é a rotina da Educação Infantil?

Na etapa da Educação Infantil, as crianças são acolhidas em sala de aula e acompanhadas pela professora regente e por uma professora auxiliar. As propostas pedagógicas são desenvolvidas por meio de projetos que vão além do espaço da sala de aula, envolvendo vivências nos diferentes ambientes, internos e externos, que a escola possui.

Quais são os espaços ofertados para as turmas da Educação Infantil?

Dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, o espaço físico do Colégio é um diferencial, contando com parques, bosques, orquidário, quadras poliesportivas, campo de futebol, horta experimental, laboratórios, museu, ateliê de artes, auditório, sala de musicalização, biblioteca e cozinha pedagógica.

E se eu precisar estender o tempo de permanência do meu(minha) filho(a) na escola, é possível? Quais são as possibilidades que a escola oferece?

Para os alunos que necessitam permanecer por mais tempo no ambiente escolar, o Colégio Catarinense oferece o Turno Estendido, que se trata de um período no horário do meio dia e até dois períodos após o término das aulas do turno vespertino.

A escola também dispõe de Turno Integral nos períodos matutino e vespertino. Os estudantes participam de projetos e atividades extracurriculares, por meio de vivências artísticas, culturais e de expressão corporal, assim como recebem orientações diárias para os estudos e refeições com cardápio elaborado pela nutricionista, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio.