Com o intuito de oferecer sua parcela de contribuição à sociedade, especialmente àqueles menos favorecidos, o Colégio Catarinense mantém o projeto de inclusão social do Ensino Médio. O educando, selecionado para frequentar os estudos, recebe bolsa integral, além de subsídios em outras áreas, para que possa sentir-se em condições de igualdade com os demais educandos do Colégio, participando de todas as atividades que são propostas. O Projeto tem por objetivo formar o cidadão para o espírito comunitário, cristão, crítico, consciente e comprometido com os valores humanos, fundamentados nos princípios morais e éticos.

Os alunos que desejarem iniciar o Ensino Médio em 2013 não podem perder tempo. O Assistente Social do Colégio Catarinense visitou as escolas de Florianópolis para divulgar o programa, e as inscrições para o processo seletivo iniciam em 03/09/2012 e encerram-se em 21/09/2012. Serão disponibilizadas 135 vagas, todas para ingresso na 1ª série do Ensino Médio. Atualmente estudam 389 alunos no Ensino Médio Social. As aulas regulares do Ensino Médio Social acontecem no período vespertino, com seis aulas diárias, das 13h30min às 18h44min. As aulas de Educação Física e Reforço Escolar ocorrem em diferentes períodos, das 18h54min às 20h30min.

De acordo com a lei, só podem participar candidatos residentes no município de Florianópolis e cuja família tenha uma renda, por pessoa, não superior a 1,5 salário-mínimo (R$ 933,00). A apresentação da carteira de identidade e do CPF do candidato é indispensável no ato da inscrição, que deverá ser realizada pelo seu responsável legal. O candidato não poderá ter idade superior a 15 anos no decorrer de 2012. Com menos de 15 anos não há restrições.

A documentação para inscrição é a seguinte: atestado de frequência da escola de origem, carteira de identidade do candidato, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. Após a inscrição, o candidato passa pelo teste de sondagem de conhecimentos que está marcado para o dia 29/09/2012. Após a publicação dos classificados, serão feitas reuniões com os pais para análise socioeconômica e efetivação da matrícula.

Em mais de uma década de existência, o projeto de inclusão social tem oferecido a jovens das camadas menos favorecidas da região da Grande Florianópolis uma educação de qualidade, voltada à melhoria das condições de vida, ao desenvolvimento amplo de todas as dimensões da pessoa. Os jovens são conscientizados para retornarem às suas comunidades, partilhando todas as conquistas alcançadas e servindo de exemplo e inspiração aos demais. Além disso, são incentivados a conhecerem e buscarem as oportunidades apresentadas pela sociedade para o seu desenvolvimento e para a vivência de uma cidadania responsável.