A vontade de correr começou em 2010, logo após as Olimpíadas do Colégio Catarinense. Foi o primeiro ano em que Jonatan Rodrigues tornou-se campeão. Ele tem 17 anos, nasceu em Joinville – SC e tem dois irmãos. Viajou por muitas cidades aqui do Estado, mas a melhor viagem foi para São Paulo, por causa do Campeonato em que disputava o troféu Brasil de Atletismo. “Vi de perto pessoas famosas do atletismo brasileiro”, revelou o jovem corredor.
No mesmo ano venceu o Campeonato Estadual Mirim nos 250m rasos, e ficou com o bronze nos 75m. “Eu já estava treinando, o que me fez conseguir boas colocações em competições importantes naquela época”, revela.
A preparação do jovem corredor inclui uma rotina forte, mas com belo visual: “são praia e morros todos os dias”, diz.
Em 2011, Jonatan já estava treinando firme, o que o levou a ganhar o bronze nos 100m e o 4º lugar nos 200m das Olimpíadas Escolares de SC. Nos Jogos Escolares, ficou em 3º lugar na modalidade dos 200m; nos Joguinhos Abertos de SC (Sub-19) ficou em 6º, e, nos Jogos Abertos de SC(JASC), categoria adulto, ficou em 7º.
Neste ano de 2012, o aluno do 2º “I”, está correndo pela equipe ADETRISC, de SÃO JOSÉ, e pela AD Colegial/Colégio Catarinense. Dentre as conquistas, estão: o revezamento 4x100m, no qual ficou em 5º lugar (5º melhor revezamento do Brasil); o 3º lugar nos 100m do Campeonato Estadual Juvenil; e o Ouro nos 200m e 4×100 do Campeonato Estadual Sub-13. “Com isso, no fim do ano participo de um CAMPEONATO BRASILEIRO, esse será incrível”, anuncia Jonatan.
Esse entusiasmo é uma característica marcante desse jovem corredor que tem, no Brasil, o 9º melhor tempo, 11’’04 nos 100m; e o 6º melhor tempo, 22”29, nos 200m.
O sonho dele continua sendo o mesmo: “quero ser feliz com as pessoas de que gosto e, quem sabe um dia, participar de uma grande olimpíada, isso seria demais!”, disse Jonatan.
Em relação ao projeto de vida, ainda considera muito cedo para tomar uma decisão: “farei vestibular pra Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC, mas não deixarei meu esporte, vou seguindo e vendo se meu esporte desenvolve, aí eu decido”, confidenciou o futuro vestibulando.
Uma das mudanças em relação à preparação foi a academia: “isso tem me tornado mais forte, o que é uma vantagem para minha modalidade 100m. Nos próximos meses de competição, os treinos são de técnica e velocidade”, revela.
Quando questionado sobre alguém que o inspire, ele já tinha um mestre: “tenho me espelhado bastante no técnico de atletismo da AD Colegial/Colégio Catarinense, Thiago Mendes Olivo. Ele foi um grande corredor brasileiro e fez ótimas marcas. Depois que eu alcançar o nível dele, já estarei muito feliz”, elogiou o discípulo das pistas.
A entrevista terminou com uma promessa do jovem corredor para dois eventos: o Campeonato Estadual de Menores que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, e a Olimpíada Estudantil Catarinense, nos dias 24 e 25 de setembro. “Vou ganhar medalha nas duas e bater recorde na Olesc”, garantiu.