Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Catarinense estão participando de um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, entre elas, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, entre outras.

O objetivo do Colégio, ao incentivar a participação dos alunos, é estimular a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre a universidade e a escola. Práticas como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e valores tais quais a tolerância e a não discriminação de minorias são meios de desenvolver uma sociedade mais próspera e justa. Assim, o Colégio Catarinense promove o desenvolvimento humano e acadêmico de seus alunos, acompanhando-os em sua formação para a cidadania e para a vida, mediante um processo pedagógico que privilegie a responsabilidade e o compromisso.

A aluna Sara Van Deen Berge, da 2ª série F, declarou ter ficado muito surpresa, ao conhecer o projeto, experiência que se deu através do CC. Além de ter achado a proposta muito interessante, Sara destacou que é possível aprender muito em áreas como História e Geografia, além de compreender com clareza temas da atualidade. A aluna destacou, ainda, que o Colégio oferece muitas oportunidades de participação em projetos como esse, o que é bem bacana, porque possibilita a aprendizagem diversificada sobre conteúdos que não são vistos em sala de aula.

Neste ano, os alunos participantes farão cinco simulações no âmbito de três organizações internacionais diferentes. As temáticas abordadas serão A Anexação da Crimeia à Rússia e o Grupo Estado Islâmico (ISIS), na Organização das Nações Unidas (ONU); o processo de Adesão da Turquia à União Europeia, no Conselho da União Europeia; e as Bases Militares Estadunidenses na Colômbia, na UNASUL.