Os alunos da 1ª série E visitaram, na manhã desta quinta-feira (21), o Centro de Tratamento “Recanto Silvestre”, que faz parte do Instituto Kairós, uma entidade filantrópica de prevenção, recuperação e estudos em dependência química.

Na visita, que integra o projeto Estudo e Valorização da Vida, da disciplina de Formação Humana, os adolescentes, acompanhados pelo professor Anésio Schlickmann Kuelkamp, participaram de uma palestra sobre o funcionamento e a metodologia dos trabalhos desenvolvidos na instituição. Os jovens puderam, ainda, ouvir relatos das pessoas que estão em recuperação no local.

O projeto que é realizado com todas as turmas de 1ª Série, do matutino e vespertino, consiste em conscientizar os alunos quanto ao uso de drogas, tanto as ilícitas como as lícitas, prevenindo os adolescentes para que não passem a conviver com esse ambiente. O foco é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o que é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social e a participação cidadã.

Para a aluna Maria Carolina Espíndola, a experiência foi bastante impressionante, uma vez que, ao contrário do que imaginava, os internos encontram-se em uma situação muito delicada, especialmente em relação à família, cuja perda ou o afastamento constituem o maior sofrimento dos que lá estão. “Fica aí uma reflexão para nunca cair nessa armadilha”, destacou a aluna disse.

A dependência química envolve o uso de todos os tipos de substâncias psicoativas; ou seja, qualquer droga que altera o comportamento e que possa causar dependência: álcool, maconha, cocaína, crack, entre outras. “A gente nunca teve antes uma oportunidade tão boa de falar pessoalmente e conhecer as experiências que essas pessoas tiveram, é muito doloroso, é só perda. É uma experiência que a gente leva para a vida”, comentou a aluna Carolina Vieira.

Os alunos aprenderam que, durante o período de tratamento, a família tem um papel muito importante. Para os internos, essa presença é fundamental no sentido do cumprimento do tratamento, sentindo-se acompanhado e alvo do interesse e da preocupação de seus entes queridos.

“Estou conseguindo resgatar a pessoa que eu era, tenho certeza de que há uma pessoa boa dentro de mim e sei que esse é um momento importante para resgatar meu lado espiritual, que estava ficando oculto por causa das drogas. Estou conseguindo me reencontrar aqui de novo”, desabafou Artur Ambrósio, interno do Recanto Silvestre, em seu último dia de internação.