O NUCCA, Núcleo Cênico do Colégio Catarinense, apresentou, na última semana, seu espetáculo anual – “O ÉPICO DESFECHO DA MALDIÇÃO INSULAR GEOGRÁFICO-BADALINÉSICA”. O espetáculo tem dois grandes objetivos: Um deles é concretizar os princípios do teatro-educação, através da fruição da arte, da cultura, das relações com o dia a dia, e o outro objetivo do espetáculo foi aproximar meninos e meninas da estética trash, gênero que mistura comicidade e suspense. Segundo o professor Edélcio Philippi, coordenador do grupo, a definição de trash ainda é muito discutível. Em geral , trata-se de algo tecnicamente malfeito (propositalmente ou não), mas que é considerado bom.  A estética cinematográfica trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no terror.

O grupo dedicou-se, ao longo do semestre, à realização de inúmeras oficinas e imersões. Um dos trabalhos fundamentais de exploração da linguagem trash foi a realização de uma oficina de maquiagem cênica trash, ministrada por Luanda Wilk.

Em paralelo à exploração do trash, os alunos do grupo avançado também iniciaram a montagem de uma intervenção urbana, que viria a se chamar “Passantes”.

Fez parte dessas atividades uma aula com os pais. Os alunos e professores dirigiram, juntos, os exercícios destinados aos pais, o que permitiu que as famílias conhecessem o trabalho do NUCCA em seu espaço de atuação.

O NUCCA buscou, também, ao longo do ano, uma ampla sinergia com os projetos transversais do Colégio Catarinense. A parceria com o projeto Lixo Zero resultou em cenários, figurinos, adereços reaproveitados ou reciclados. A participação do grupo na Feira do Livro aconteceu em forma de disputa da oficina de efeitos especiais e maquiagem de horror.

A primeira confraternização entre os integrantes dos grupos “avançados” e “iniciantes” ocorreu no Ribeirão da Ilha, onde foram realizados jogos, brincadeiras e exercícios teatrais para que o grupo pudesse se conhecer melhor… Uma experiência e tanto!

Em um segundo encontro, o grupo inteiro, agora sem divisão de “iniciantes” e “avançados”, foi até a Casa da Juventude Pinheiral para realizar uma série de trabalhos visando à construção do espetáculo do fim do ano. Esses trabalhos serviram, também, para unir o grupo, nutrindo boas relações entre os alunos.

Em paralelo ao processo de montagem das cenas do espetáculo, aconteceu toda a produção de outros elementos para a peça: figurinos, cenário, edição de vídeos e gravação de músicas, elementos necessários para que o espetáculo pudesse ganhar vida!

Segundo Edélcio, os alunos do grupo sempre estiveram presentes nesse processo, trabalhando ativamente no criar/produzir. Assim, puderam perceber as diferentes necessidades de um espetáculo teatral e mobilizar alguns de seus próprios interesses. Segundo ele, fazer teatro é isso: trabalho, pesquisa e estudo intensos, mas também diversão, amizade, criatividade, carinho e união.

O grupo conta, a partir de 2013, com a contribuição do professor Pedro Coimbra, ex-aluno do CC. Juntos, Edélcio, Pedro e os quase cinquenta integrantes do NUCCA constroem um espaço de respeito, aprendizagem e colaboração.