O mundo dos pequenos recebe uma atenção especial quando o assunto é música. No primeiro trimestre as crianças desta unidade de ensino desenvolveram o projeto “Os musicais” e há poucas semanas, juntamente com suas professoras, assistiram a peça de teatro “O Mágico de Oz”, da Companhia Teatral Além do Palco da cidade de São José.

O espetáculo aconteceu no Teatro Álvaro de Carvalho e as crianças se divertiram muito. “Possibilitar aos alunos uma vivência fora do espaço escolar, mas que esteja de alguma forma relacionada aos projetos desenvolvidos na escola, é uma experiência riquíssima, pois, assim conseguimos proporcionar aos alunos contato com uma diversidade cultural tão importante para o desenvolvimento intelectual da garotada”, afirmou a orientadora pedagógica da Unidade I, Jeanice Schmidt Bulik.

No Colégio Catarinense, a Pedagogia Inaciana enfatiza a experimentação. Segundo a professora Bárbara Debortoli, as crianças mergulharam na história e, em alguns momentos, se colocaram como personagens dando dicas para a mocinha Dorothy. “Esta interação, que os coloca em dúvida entre situações reais e imaginárias, é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, bem como da imaginação”.

As crianças estavam entusiasmadas e ansiosas. A cada cena que desenrolava, comentavam aos cochichos as semelhanças e diferenças com o teatro e o conto lido no projeto. “Mesmo já conhecendo o enredo, os pequenos foram envolvidos pelo mundo da linguagem teatral. Elas não deixaram de vibrar em cada obstáculo superado pelos personagens”, compartilhou a professora Juliana de Medeiros.

A grande indagação das crianças foi se as personagens eram de verdade. “Eles tocaram, apertaram, conversaram com o Homem de Lata e o Espantalho, e saíram de lá debatendo”, disse a professora Glaucier dos Anjos.

A professora Pâmela de Arruda, assim como as demais professoras, estava feliz com o resultado da saída. “Poder vivenciar com as crianças uma experiência tão rica como esta, ampliando suas vivências e repertórios culturais, é muito gratificante para todos”.