Como introduzir, na sala de aula, valores, princípios e diretrizes inacianos? Foi buscando isso que a Companhia de Jesus investiu na formação do professor em sala de aula.

Na noite de ontem, 6 de março, 15 novos professores receberam informações sobre a pedagogia inaciana, para que pudessem se familiarizar com os pressupostos teóricos e com as questões práticas do Colégio. “Nós acolhemos os nossos profissionais para ensiná-los não somente a parte teórica, mas também a prática, como o sistema de notas e de faltas. É uma formação técnica e humana”, reforça a Assessora Acadêmica Louisa Carla Farina Schröter.

O papel do professor no Colégio Catarinense é fundamental, e, para aprimorar sua prática docente, o SOP (Serviço de Orientação Pedagógica) acolhe, orienta, acompanha e encaminha os professores nas diversas demandas que eles possuem. “Cada segmento tem um responsável pelo SOP e, semanalmente, há uma reunião em que são discutidos vários temas, como o acompanhamento das aulas, provas e do planejamento”, revela a Diretora Acadêmica, Cléia Bernadete Fritzke Abdalla.

Além da explanação, eles recebem os documentos da Companhia de Jesus e sobre pedagogia inaciana. “Nós, como uma escola da Companhia de Jesus, acreditamos que a formação passa não só por um apresentar e transmitir conhecimentos, mas também pelo jeito de ser e de fazer”, revela Pe Mário Sündermann, SJ, Diretor Geral do Colégio. Segundo ele, o modo de educar já é um grande passo, pois o jeito de ser do professor é o cartão de visita do inaciano para o aluno.

Num primeiro momento, o novo professor vai descobrir isso nos colegas com os quais irá trabalhar, para, depois, internalizar determinados princípios e valores característicos da Companhia de Jesus.

“É preciso que o professor dê vida àquilo que está fazendo. Ele deve procurar se doar de tal forma que atenda às necessidades do aluno, isto é, a plena vivência do ser para os demais”, diz Pe. Mário, SJ.