Na noite de quarta-feira (05), os candidatos Angela Albino, César Souza Júnior, Elson Manoel Pereira, Gean Marques Loureiro, Gilmar Salgado Santos e Janaina Conceição Deitos participaram do Encontro de Ideias do Colégio Catarinense. O evento, aberto à comunidade e realizado a pedido do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, teve como tema “Eleições Municipais – a Florianópolis que queremos”. Alunos, pais e educadores formularam perguntas e ouviram propostas e projetos dos candidatos, que falaram a respeito de educação, segurança pública, mobilidade urbana e acessibilidade, políticas de cultura, lazer e esporte para a infância e juventude.

O formato do debate, transmitido ao vivo pela Primer TV e pelo site do Colégio Catarinense, não permitiu o confronto entre os candidatos, possibilitando respostas centradas no tema e nos projetos de governo para a cidade. “O encontro me ajudou bastante. No encontro ‘ao vivo’ percebemos o candidato por outro lado. Foi uma bela iniciativa que deve acontecer em toda eleição. Irá me ajudar a discernir o primeiro voto”, disse Mariana Smânia da Silva, aluna do Terceirão, que irá votar pela primeira vez.

“Nosso objetivo principal era conscientizar os alunos e toda a comunidade educativa. Querendo ou não, a gente percebe uma distância dos jovens com a política devido a uma visão distorcida. A gente conseguiu uma vitória com a presença de alunos que não se interessavam pelo tema. Toda aquela mistura de gerações e interesses foi enriquecedora”, argumenta André Augusto Manoel, presidente do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, e que agora se prepara para organizar um Concurso de Desenhos, a ser realizado na Feira Científico-Cultural, nos dias 26 e 27 de setembro.

No dia seguinte, a repercussão do Encontro de Ideias com os candidatos à prefeitura, dentro do Colégio Catarinense, foi grande. A Assessora Pedagógica, Selenita Rebelo, conversou com vários professores e funcionários e revelou o grande alcance que o evento teve na comunidade educativa, inclusive a sugestão de que se incluísse esse formato de encontro no calendário acadêmico do colégio. “Seria interessante que isso fique como projeto permanente, no sentido de fazermos um Fórum de Discussão, independente da temática. E que eles aconteçam com outros temas, emergentes ou não, mas que tenham relevância e que perpassem por todos os conteúdos. Isso é formação, isso é ensinar, isso é a nova versão de tudo que nós estamos planejando enquanto assessoria para uma educação no séc. XXI”.

Em relação à escolha de um candidato, reações diversas aconteceram após o encerramento. Alguns, que já haviam escolhido seu candidato, resolveram mudar, e outros, alunos e futuros eleitores, ficaram impressionados com a diferença de postura do candidato no programa de televisão e a que foi apresentada no palco do Teatro João Alfredo Rohr, no Colégio Catarinense. “Este debate foi fruto de um encontro entre o Grêmio Estudantil e a missão da Companhia de Jesus, no intuito de formar líderes competentes, responsáveis e comprometidos com a transformação do contexto em que vivem. Educamos para a cidadania, e acredito que esse encontro oportunizou o compromisso com a construção da cidade que sonhamos e desejamos. Foi uma noite com a marca da democracia. Que ela nos auxilie no discernimento em vista de uma escolha responsável no dia da eleição”, destacou o diretor-geral, Padre Mário Sündermann, SJ.

Os candidatos agradeceram a oportunidade de encontrarem-se com a Comunidade Educativa para apresentar suas propostas e destacaram a necessidade do protagonismo da juventude na vida política, parabenizando a iniciativa do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela do Colégio Catarinense.