O momento de escolha da profissão costuma provocar ansiedade e dúvidas nos estudantes, o que, algumas vezes, pode gerar até uma sensação de angústia pela indecisão. Para tornar essa fase mais fácil, é essencial que haja diálogo entre alunos, pais e professores, afinal, trata-se de uma escolha que se refletirá na vida pessoal.

Por esse motivo, os adolescentes estão participando do ciclo de palestras “Diálogo com os Pais – O Processo da Escolha Vocacional e Profissional”. Os pais participam intensamente do projeto, falando de suas profissões, incentivando o processo de escolha profissional através do esclarecimento de dúvidas e curiosidades sobre as profissões e o mercado de trabalho. “Esse é um momento de compartilhar com eles

[os alunos] a nossa vivência e a nossa trajetória pessoal e profissional, porque, em casa, às vezes, não se tem essa oportunidade. Com a participação do Colégio, essa mediação é muito interessante para família e para o adolescente que está fazendo essa escolha tão difícil.” – Relatou Ananeri (Administradora da Caixa).

Ajudar os jovens na importante opção que é a escolha profissional é um dos objetivos do Colégio, e os pais têm a função de colaborar nesse processo, dando condições para que a escolha seja realizada de forma racional e ponderada. Propiciar informações sobre as profissões, desenvolver o autoconhecimento, permitir o conhecimento da realidade que o jovem vive é o trabalho que o CC vem realizando para efetivamente ajudar o jovem a posicionar-se quanto ao caminho que vai construir. “Essa iniciativa é muito boa porque mostra na prática para os alunos a vivência de cada pai e de como é cada profissão.”, declarou Alessandra Rosa Koehler (Perita Criminal Bioquímica).

O ponto de partida do processo de escolha é a imagem construída a partir da vivência familiar dos jovens, entretanto, esse não deve ser o ponto de chegada.

Estiveram presentes, nessa terça-feira (12), os pais: Ananeri (Administradora da Caixa), Kátia R. de Souza Silvério (Psicóloga Clínica), Alessandra Rosa Koehler (Perita Criminal Bioquímica), Cid Luiz Ribeiro Schmitz (Promotor de Justiça), Valdez Rodrigues Venancio (Tenente Coronel – Cmd. BPMA) e João Domingos Pereira (Oficial da Reserva da Marinha Brasileira).