“A diversificação não legitima tudo que existe pelo simples fato de que existe, nem autoriza o singularismo a todo custo daqueles que se arvoram argumentando que ‘aqui é diferente’ para resistir a toda linha diretiva ou negar-se a toda comunicação e aprendizagem. Tais complexos de autossuficiência, se não de superioridade, parecem infantilmente narcisistas, geralmente injustificados, e atentam contra a mesma natureza da educação na sua dimensão humanista e aberta aos demais”.  (Pe. Arrupe)

O mês de maio foi muito especial para a nossa comunidade educativa, uma vez que celebramos o Dia das Mães e, liturgicamente, também dedicamos especial atenção a Nossa Senhora. Além disso, tanto nas Unidades de Ensino I e II como na Pastoral, foram realizados vários momentos de homenagens e apresentações. Reverenciar nossas mães e a Mãe de Jesus, Mãe das Mães, é exaltar o dom da maternidade criadora de Deus, dom este que é graça e amor, doação sem limites.

No dia 16, o Colégio Catarinense colocou em prática o conceito de solidariedade. Tendo como protagonistas os alunos do Ensino Médio, o XV Dia da Integração e Ação Social mostrou que a formação humana e cristã está em sintonia com a máxima inaciana de “Em tudo amar e servir”. Promover a integração através de atividades esportivas, culturais e sociais enriquece o respeito, a amizade e, acima de tudo, a parceria entre escola e família, em prol de uma educação que promova a consciência crítica e cidadã de nossos filhos/alunos.

Neste mês, também foram concluídos projetos e ações estabelecidos pela Direção, a partir da assessoria de um grupo representativo de colaboradores, que contribuíram na reflexão e seleção das prioridades apontadas a partir do que foi apresentado pela comunidade educativa como planos de melhorias. A partir das metas anteriormente definidas ─ Fortalecimento da Identidade e da Proposta Pedagógica Curricular; Política de Atendimento, Acolhida e Relacionamento; Gestão de Pessoas e Recursos Humanos ─ e da contribuição dos colaboradores, foram divulgadas as propostas desenvolvidas.

Em maio, também concluímos nosso primeiro trimestre e tivemos a oportunidade de, nos Conselhos de Classes, avaliar nossa caminhada educativa, rever nossa ação pedagógica em sala de aula e olharmos os desafios, limites e conquistas dos nossos alunos. A avaliação escolar é, antes de tudo, uma questão política, ou seja, está relacionada ao poder, aos objetivos, às finalidades, aos interesses que estão em jogo no trabalho educativo; ela deve acompanhar a aprendizagem do aluno e diagnosticar as causas que interferem no processo de forma positiva ou negativa e, então, reorientar as ações que compõem o trabalho pedagógico.

Uma vez que a avaliação envolve tanto a aprendizagem significativa do aluno quanto a avaliação da própria ação do professor, é possível estabelecer uma relação a partir da própria (re)organização do Conselho de Classe, a qual deve ter como princípios básicos: a nossa autoavaliação como gestores e professores, a autoavaliação da equipe do ano/série; a análise diagnóstica das turmas e a definição e o registro das linhas de ação.  O fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a simples retrospectiva do comportamento e das notas do aluno, e que mudanças são sempre possíveis, ainda que às vezes pequenas e gradativas, mas que sigam uma mesma direção. Expressa-se, aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirmou Paulo Freire, excluir a “afetividade e a alegria” do processo educativo.

Estamos cientes dos desafios e, como educadores inacianos, esperançosos, fortalecidos e comprometidos com os nossos objetivos e o nosso espírito de equipe, para fazermos a diferença aos nossos alunos, contribuindo com solidez na formação de cidadãos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com o conhecimento, com a vida e com uma sociedade justa, solidária e sustentável.

Parabenizo o excelente projeto realizado pela equipe do SOE sobre as profissões, com a presença das psicólogas e com a realização do workshop, que contou com a participação de vários profissionais, pais e ex-alunos, os quais nos trouxeram um pouco da própria experiência profissional e as possibilidades de mercado. Esse é um projeto que faz toda a diferença para os nossos alunos que estão no Ensino Médio, ao final do qual precisarão escolher o curso universitário com o objetivo de profissionalizarem-se.

No ACONTECE, temos a oportunidade de partilhar nossos eventos, projetos e atividades desenvolvidas a cada mês nas Unidades de Ensino e nos diversos setores do Colégio. Por isso, parabenizamos a todos os colaboradores, professores, jesuítas e gestores pelo bem realizado, no compromisso e na pertença de discernir sempre os melhores meios de aprendizagem e formação para os nossos alunos e, dessa forma, contribuirmos com a missão apostólica e educativa da Companhia de Jesus.

Paz e Bem!

Afonso Luiz Silva