Ao longo da vida, fazemos muitas escolhas, e uma das mais difíceis é a escolha profissional. Os jovens, que mal saíram do período da adolescência, precisam tomar uma decisão que pode definir o futuro deles. Além disso, são bombardeados por informações sobre as melhores profissões e, muitas vezes, sofrem influência dos pais e de seus grupos de amizades. Para ajudar nessa escolha, o Colégio Catarinense trouxe, nesta quarta-feira (23), alguns ex-alunos para que compartilhassem suas experiências nos vestibulares com os alunos de segunda séria do Ensino Médio.

O objetivo dessa visita, assim como o de outras atividades do CC, é orientar e ajudar os alunos na escolha profissional, indicando-lhes opções de formação capazes de atender às necessidades do mercado. Com isso, o aluno do Colégio Catarinense poderá fazer reflexões e pesquisas que o auxiliem no início da transformação da sua vida.

“O Colégio fez o convite aos ex-alunos que estão na UFSC, na UDESC e nas Universidades particulares para virem conversar com os alunos e falarem um pouquinho sobre suas experiências: como é o curso e como foi o caminho deles até serem aprovados nos respectivos vestibulares”, comentou Lucinéia Aparecida Guarezi Mengard – orientadora educacional. O projeto de educação profissional do Colégio tem início no nono ano e vai até a terceira série do Ensino Médio.

“Eu estudei aqui todo o meu Ensino Médio, e o Colégio me deu todas as condições para que eu me dedicasse bastante aos estudos e passasse no vestibular. Eu decidi fazer o curso de Medicina, porque eu queria salvar vidas e fazer o bem para as pessoas”, declarou Marília Cicarini, ex-aluna do CC e graduanda do curso de Medicina na UFSC.

Independentemente da escolha dos alunos, é muito importante que eles tenham o apoio daqueles que os amam, como seus pais e responsáveis. “Uma das coisas que me ajudou a ter esse aproveitamento no vestibular foi uma conversa que eu tive com minha mãe no terceiro ano, onde deixamos acordado que eu não teria a obrigação de passar no vestibular logo que saísse do Colégio. Isso me ajudou a fazer o vestibular com mais tranquilidade e também pude aproveitar bem o meu terceiro ano. No colégio catarinense eu sempre tive um ensino muito bom, não senti a necessidade de procurar nada fora pois os professores sempre me deram o apoio que precisei”, relata a ex-aluna Maria Wolf Klein, estudante de Engenharia Civil.

Para a ex-aluna Luíza Torquato que estudou desde os sete anos no Colégio, aqui foi um lugar onde ela construiu uma segunda família. Mesmo agora na Faculdade seus melhores amigos continuam sendo os amigos que ela adquiriu dentro do Colégio. “O Colégio Catarinense continua na minha vida”, comenta.