Neste ano, os professores das duas Unidades Educativas do Colégio Catarinense puderam experimentar uma volta às aulas diferente…

A formação docente reservada ao início do período letivo contou com a participação de toda a equipe de professores no Seminário de Formação do SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina), realizado no dia 04 de fevereiro, na sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina). Os temas das palestras incorreram em reflexões e qualificação sobre o ofício docente.

Além dessa atividade, durante a semana, os professores também puderam se informar e refletir sobre a Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é Fraternidade e Tráfico Humano: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). A Campanha deste ano busca contribuir para a superação da crueldade expressa através do tráfico, que rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

Os professores participaram, da mesma forma, da palestra do novo Delegado de Educação da Província do Brasil e anterior Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ. Ele enfocou as diretrizes que sustentam a ação educativa da Rede Jesuíta de Educação, destacando os pressupostos da Pedagogia Inaciana. Padre Mário também fez um retrospecto dos avanços que o Colégio Catarinense experimentou nos últimos três anos, tanto na dimensão de formação humana e acadêmica quanto nas melhorias e nos investimentos estruturais, pensados para conferir, ao Colégio, um padrão de qualidade cada vez mais concreto e a obediência aos princípios educativos da Companhia de Jesus.

           

O ponto alto do período de formação foi, no entanto, o dia de campo, vivenciado no município de Antônio Carlos. As equipes de professores da Unidade I e da Unidade II realizaram as atividades, respectivamente, nos dias 07 e 10 de fevereiro.

          

         

Orientados pela equipe do consultor de marketing educacional Anderson Gross, professores e professoras passaram um dia inteiro envolvidos com atividades ao ar livre, em contato com a natureza e cercados de desafios que os levaram à mobilização de competências e ao espírito fraterno e solidário. Durante a experiência enriquecedora, trabalho em equipe, cooperação, paciência, bom humor, equilíbrio, foco, confiança em si e nos outros, perseverança e organização foram os principais valores trabalhados.

Esses momentos são fundamentais para a consciência de pertencimento a um projeto coletivo, com foco na construção de valores, base para a educação que transforma homens e mulheres em agentes do Evangelho e partícipes de um mundo mais humano e fraterno.