Guilherme Lamin é aluno da primeira série F do Ensino Médio do Colégio Catarinense. O fascínio pelo desenho, de acordo com ele, surgiu em sua vida há pouco tempo, quando cursava o setimo ano do Ensino Fundamental, período em que começou a interessar-se pelos Animes japoneses. Para aprimorar sua técnica com os desenhos, o aluno primeiro copiava os personagens; e, depois, passou a desenhar suas próprias criações.

A proposta de uma exposição artística surgiu durante as aulas de Artes do Colégio, quando ele ainda cursava o nono ano. A professora observou o talento de Guilherme por meio dos desenhos que rascunhava no caderno de aula e sugeriu que ele criasse uma exposição de histórias em quadrinhos com os seus personagens.

O que destaca o talento e o empenho de Guilherme com as artes é que, para cada personagem criado, o aluno executa previamente um estudo detalhado, passando por um processo de realização de vários desenhos até chegar ao resultado final. Guilherme relata que o reconhecimento do seu trabalho o motiva a continuar desenhando e que sua mãe é a sua maior incentivadora.

A exposição do jovem desenhista foi realizada no dia 8 de setembro, junto à Coordenação da Unidade de Ensino II, e contou com a participação de muitos alunos que ficaram encantados com os desenhos e com a criatividade de Guilherme. Para satisfazer a curiosidade da garotada presente, Guilherme fez alguns desenhos durante a exposição para que todos pudessem observar a sua técnica de desenho. Logo em seguida, ele explicou, com detalhes, como criou algumas das obras expostas. Disse que estava muito ansioso para realizar a exposição e que vinha preparando o material da apresentação desde o final de 2013. Questionado sobre a importância do evento em sua vida, Guilherme falou que “o maior presente para um desenhista são os elogios, e essa experiência, sem dúvida alguma, representou um dos melhores momentos da minha vida”.

Os orgulhosos pais de Guilherme, José Antônio Lamin e Rosemeri Lamin, também estavam presentes na exposição e ficaram surpresos com a empolgação dos alunos. A mãe, Rosemary, relatou: “Acho que nem ele esperava essa repercussão”. Para o pai, iniciativas como essas são muito importantes, pois “o Guilherme nunca se interessou muito por esportes, mas sempre gostou muito de desenhar. Poder mostrar o seu trabalho é muito gratificante para mim”.

O Diretor-geral do CC, Afonso Luis Silva, também fez questão de conferir a exposição do jovem desenhista. Comentou, admirado, que não fazia ideia de como a criançada se interessava por esse estilo de desenho. Parabenizou os pais de Guilherme pelo filho talentoso e motivou o aluno a perseverar nesse caminho, porque, sem dúvida, ele tem muito talento.

A exposição faz parte do projeto “Talentos”, do Colégio Catarinense, e é uma iniciativa da equipe de professoras de Artes do Colégio, junto ao Serviço de Orientação Pedagógica.