Os Encontros de Formação das turmas do 6º ano são dias especiais, vivenciados na Lagoa do Peri, sede do Grupo Escoteiro Anchieta.

A jornada é marcada por um dia intenso de formação e convivência junto à natureza. As atividades buscam desenvolver vários aspectos nos(as) alunos(as), como o valor da amizade, a importância do trabalho em equipe, a integração com a natureza, o respeito mútuo, a partilha, a fraternidade, a vivência da espiritualidade com a celebração da Missa e o cuidado com o meio ambiente – reafirmando a proposta do projeto “Lixo Zero”.

No último encontro, o lema do dia foi “Em Busca de Novos Horizontes”, e o tema era “Viver o Projeto de Jesus – 2ª semana dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio”. Cada aluno(a) foi chamado a ser amigo(a) de Jesus, aprendendo com o mestre os caminhos para uma verdadeira amizade.

Durante a manhã, foram realizadas algumas dinâmicas de integração e, em seguida, os(as) alunos(as) prepararam uma encenação baseada em parábolas bíblicas, como “a história de Zaqueu”, “o bom samaritano”, “o semeador”, “o cego de Jericó”. “Neste momento artístico, é possível ver a criatividade e a compreensão das crianças sobre as passagens do Evangelho, que as relacionam com o seu cotidiano e com a sua vida”, compartilhou Sinésio Fernandes, professor e um dos responsáveis pela jornada.

Durante o dia, outra experiência foi a da partilha do lanche, que é feita de forma comunitária, em três momentos.

No início da tarde, o grupo fez uma trilha ecológica até a Casa de Retiro do Morro das Pedras, onde é possível contemplar várias espécies vegetais típicas da Ilha. O canto dos pássaros, os macaquinhos saguis e outros animais foram alguns dos atrativos encontrados durante a caminhada, além da vista deslumbrante da praia e do cenário que os rodeava.

A equipe do Serviço de Orientação Educacional do Colégio Catarinense acredita que a jornada contribui para o cultivo da espiritualidade e para a missão evangelizadora da Igreja e da Companhia de Jesus.À tarde, foi organizada uma gincana com várias tarefas educativas e esportivas, buscando desenvolver a convivência, a cooperação, a consciência ecológica, o lazer e o espírito de coleguismo. Nessas atividades, é trabalhado o valor da liderança, estimulando as crianças a darem o melhor de si – MAGIS – em cada desafio. “Esse projeto soma com a proposta maior do Colégio de uma formação humana e cristã integral, educando as crianças e adolescentes para uma vida plena, pautada nos valores evangélicos”, afirmou o professor Renato Guisleni, também responsável pela Jornada na Lagoa do Peri.

Depoimentos sobre a experiência da jornada

“Para mim, a jornada foi muito importante para toda a minha vida, pois eu aprendi a partilhar meu alimento com os outros e a ver como a amizade é legal e divertida quando nós trabalhamos juntos. Também a missa foi um momento especial.” (Maria Fernanda –  6º E)

“Eu adorei este dia e queria agradecer a Deus e a todos. Este dia será inesquecível para mim. A caminhada foi muito legal, pois desfrutamos da natureza e, na tirolesa, demonstramos a nossa habilidade. Outra coisa marcante foi a visita dos macaquinhos saguis, que deram o ar de sua graça em nossa jornada.” (Yasmim, 6º E)

“Na jornada, aprendemos a compartilhar o lanche com nossos amigos, a trabalhar em equipe. Também foram muito legais a caminhada e os esportes realizados.” (Tito, 6º D)