Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, realizamos a nossa 4ª Edição da Feira do Livro do Colégio Catarinense. O foco desta edição foi a valorização da literatura, reforçando a importância do livro e da leitura na formação da personalidade e identidade do ser humano. A temática da Feira foiO Magis na Literatura”, visando a resgatar e valorizar a produção literária dos nossos alunos e ex-alunos.

Nesse sentido, a proposta deste ano visava à reflexão a respeito do Magis: termo latino que remete àquilo que é mais, maior, melhor. Essa palavra foi muito utilizada por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, que usava o termo no sentido de aprimorarmos nosso amor e serviço aos irmãos.  Sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fizemos ou vivemos. Segundo o Centro Pedagógico Pe. Arrupe, o MAGIS significa a generosa excelência que deve nortear a nossa vida, o nosso modo de ser e proceder para colocarmos nossos dons, nossa inteligência, nossa capacidade e criatividade a serviço da Fé e da promoção da justiça.

Durante a cerimônia de abertura, Pe. Mário Sündermann, Diretor-geral do Colégio Catarinense, agradeceu pelo empenho da bibliotecária, do SOP, da equipe de manutenção, dos educadores e alunos. Além dos colaboradores mencionados, Pe. Mário parabenizou as editoras, as livrarias, a FATMA (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente) e os representantes dos Oleiros dos Municípios de Florianópolis e São José pela presença, pela colaboração e pelo apoio à nossa 4ª Feira do Livro.

Na cerimônia de abertura, homenageou-se o senhor Carlos Ronald Schmidt, ex-aluno do Colégio Catarinense, escritor, poeta e membro da Academia Catarinense de Letras, com a comenda SANTO INÁCIO DE LOYOLA. Essa homenagem é feita a pessoas ilustres que prestaram relevantes serviços ao Colégio e/ou à comunidade.

Nesta edição, as atrações, exposições e apresentações foram muito diversificadas. Exemplos de toda essa variedade são o túnel literário dos alunos, a exposição do artista plástico Hassis, a oficina do oleiro, o túnel ambiental da FATMA, a oficina de histórias em quadrinhos, a hora do conto, o encontro com autores, o show de bandas, o GT Lixo Zero, a oficina do grupo teatral NUCCA, os estandes das editoras/livrarias, a participação da UNISINOS e do GT Inacianos pelo Haiti, a exposição do Museu Homem do Sambaqui Pe. Alfredo Rohr, as apresentações teatrais, e a exposição do Projeto de fotografia do laboratório de Física.

O professor Gilberto Ferreira, um dos artesãos convidados a participar da feira, agradeceu aos organizadores do evento e ao Colégio Catarinense pela oportunidade de mostrar sua arte: “Fiquei muito contente com o convite, pois pude atingir um dos meus objetivos, ao fazer as esculturas cerâmicas de traços da cultura açoriana, que é a preservação das raízes açorianas de nossa sociedade. É muito gratificante entrar em contato com esses educandos e propiciar, a eles, essa atividade extraclasse, a partir da visitação à Feira do Livro. É muito bom poder dar uma aula, mesmo que seja diferente da sala de aula, ver o brilho nos olhos das crianças atentas às explicações. Propiciar, às crianças, o contato com brincadeiras de nossa infância, como o carrinho de lata e o breque é muito bom, assim como ver os olhos dos adultos relembrando a infância ou seus antepassados. Eu adorei e parabenizo o Colégio e a organização do evento na pessoa do Pe. Mário Sündermann, Diretor-geral do Colégio”.

Parabéns a todos os envolvidos e participantes da nossa 4ª Edição da Feira do Livro. A dedicação e o apoio de todos fizeram toda a diferença para que tivéssemos uma Feira com excelente nível de estandes, exposições, apresentações e oficinas interativas.