Nesta quarta-feira (11), a manhã de formação docente do Colégio Catarinense tratou o tema “Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45), ambos da Campanha da Fraternidade de 2015. O encontro teve a assessoria do Padre Élio Estanislau Gasda, SJ, professor de Teologia Moral na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte.

Ao tratar da relação entre Igreja e Estado, Padre Élio fez um breve relato sobre a caminhada da Igreja e da Sociedade até a instauração da laicidade do Estado.  Em relação à Igreja, a referência primeira sempre é a pessoa de Jesus Cristo.

A Igreja recebeu de Jesus a missão de cuidar do ser humano. Ao se fazer humano, Jesus revela o valor sagrado da pessoa. Tal missão pertence ao mais profundo de sua consciência evangélica.(CNBB, Doc. 40, p. 203-204)

Em relação ao Estado, a importância maior recai sobre o tema da laicidade, legitimando a autonomia da ordem secular (social e política) em relação à Religião. A laicidade e a sociedade civil dão condições para alcançar a liberdade religiosa, a democracia e os direitos humanos.

A mensagem do Evangelho exige dos cristãos o direito e o dever de participar da vida em sociedade. Como cristãos, estamos inseridos na sociedade e somos chamados para sermos testemunhas do Reino de Deus, acontecendo na vida das pessoas e na sociedade.