O Colégio Catarinense, a partir do Projeto Magis, implantou, desde o início do ano letivo de 2013, oficinas de Robótica Educacional. Atualmente, o projeto conta com 4 grupos, distribuídos nos programas Líder (Fundamental II) e Gênius (Fundamental I).

As turmas do Líder, que trabalham com o modelo NXT da Lego, já fizeram atividades de reconhecimento dos sensores de distância, intensidade sonora, rotação, luminosidade e toque. Construíram, também, modelos robóticos, utilizando os motores e os sensores de distância para identificar paredes ou objetos e ainda fizeram a utilização de diferentes engrenagens para ganhar velocidade ou torque.

As turmas do Gênius, que trabalham com o modelo WeDo da Lego, também fizeram atividades de reconhecimento das principais peças do conjunto, assim como do motor e dos sensores de inclinação e de proximidade. Construíram robôs ligados à prática de esportes, como um usado para chutar uma bola, outro para defender um gol e outro, ainda, para jogar golfe. Além disso, houve momentos de criação livre, fora dos manuais, a fim de estimular a criatividade na resolução de um problema específico, que, no caso, foi o transporte da caixa de peças.

O desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade para solucionar problemas são os objetivos da robótica educacional, que visa a estimular no aluno na construção do conhecimento.

O aproveitamento tem sido bastante significativo, pois, conforme vão se familiarizando com as peças e com a programação, os alunos vão interagindo e criando gosto pelas atividades e pelas aulas. A assiduidade do grupo nas aulas tem sido o forte diferencial dessa atividade.

Os educadores envolvidos nas oficinas atestam que a robótica ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico entre os alunos. Isso é possível porque, diante de problemas e desafios, os alunos buscam seguir os procedimentos fundamentais do método científico, ou seja, identificar a dificuldade, criar hipóteses, sugerir soluções e, por fim, encontrar a melhor forma de resolver o desafio, analisando cada passo e levantando suas próprias conclusões. O resultado é um melhor desempenho escolar, numa visão interdisciplinar.