Pirâmides, faraós, múmias… Quem nunca teve curiosidade por esses temas? Na sala de aula, as crianças ficam empolgadíssimas para descobrirem todos os costumes do povo egípcio. Assim, fomentando essa vontade de aprender e acreditando que o processo de ensino-aprendizagem ultrapassa as aulas expositivas, o Colégio Catarinense, através do Serviço de Orientação Pedagógica, desenvolveu o projeto “Revisitando o Antigo Egito”, colocado em prática neste ano pela professora Ana Carolina, que leciona História para todas as turmas do 6°ano do Ensino Fundamental.

O projeto é desenvolvido basicamente em três etapas. Na primeira, os alunos se dedicam à pesquisa bibliográfica, com visitas periódicas à biblioteca, aprofundando, assim, os temas que serão abordados nas maquetes. Em um segundo momento, já selecionado o conteúdo que irão abordar, os alunos põem a “mão na massa” e constroem, ao longo de duas semanas, suas maquetes em um processo que requer criatividade, companheirismo e responsabilidade.

Uma vez prontas as maquetes, os alunos fazem suas apresentações prévias em sala de aula, onde recebem orientações sobre a apresentação do conteúdo e possíveis adequações do material produzido para, por fim, chegar o grande dia. Com muita emoção, os alunos recebem toda a comunidade educativa, expondo os trabalhos e o conhecimento adquirido ao longo de um mês de muita diversão, fantasias e aprendizagem. Quem visitou a feira, com certeza, teve a oportunidade de sentir um pouquinho a magia do Egito.