Imagine um local rodeado por bela natureza, simplicidade e diferentes possibilidades para você se divertir com os amigos: essa é a Casa da Juventude Pinheiral. Praticamente em todos os finais de semana, durante o ano letivo, há grupos organizados pelo Colégio Catarinense que desfrutam da natureza que rodeia a casa. Ir a Pinheiral significa vivenciar uma experiência única de amizade, colaboração e espírito de grupo.

A casa não oferece luxo, mas agrada por outros motivos. Lá, desde o primeiro momento, as pessoas vivem a simplicidade da vida, o desafio de vencer seus próprios limites e resgatar o que é mais importante: Deus, os amigos, os verdadeiros valores da verdade, justiça e solidariedade, além de possibilitar o contato direto com a natureza e a cultura de uma comunidade do interior.

Os grupos são acompanhados pela equipe responsável, professores e monitores, muitos deles ex-alunos que cultivam seus vínculos com o Colégio Catarinense e com o “espírito Pinheiral”. Além de alunos, grupos de pais e ex-alunos reservam finais de semana para o encontro na casa.

Uma casa repleta de histórias

A Casa da Juventude, na vila de Pinheiral, município de Major Gercino, foi construída em 1941 para abrigar um seminário menor, contribuindo com a formação de futuros padres e irmãos jesuítas. Tempos depois, o seminário foi desativado, e, em 1959, a primeira turma de alunos visitou a casa nas férias de janeiro. Desde então, com breves interrupções, Pinheiral, como ficou conhecida, é a casa de encontros, formação e férias dos alunos do Colégio. O modelo inicial era semelhante a uma colônia de férias: aproximadamente um mês de estadia entre dezembro e fevereiro. O modelo atual de turmas, durante o final de semana, foi se impondo pela grande procura e pela necessidade de partilhar essa experiência com um maior número de alunos.