Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece neste sábado (16)

A prova da primeira fase da 34ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ocorre neste sábado (16). A expectativa para este ano é que participem mais de 200 mil estudantes do ensino fundamental e médio que realizaram a inscrição em cerca de quatro mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país. Alunos do Colégio Catarinense estão se preparando e irão participar da prova.

A prova, que é aplicada nas escolas cadastradas, está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade. No nível um, participam os estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, no nível dois, os que cursam o oitavo e nono ano e no nível três os estudantes de qualquer série do ensino médio. Para os universitários existem duas etapas que coincidem com a aplicação da segunda e terceira fases da OBM dos níveis fundamental e médio.

Nesta primeira etapa os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A resolução das questões depende mais de criatividade, engenho e emprego de raciocínio lógico do que da aplicação de fórmulas e teoremas sofisticados, o que para o coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira “Torna o exame mais divertido, estimulante e desafiador para os estudantes”, disse.

A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (19) na página da OBM. Serão classificados para a fase seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A segunda fase, a ser aplicada em 22 de setembro, estará composta por uma prova de questões mistas (parte A e B), com duração de quatro horas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro contendo apenas questões discursivas. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Premiação

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.

Sobre a OBM

A competição, realizada desde 1979, visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país e identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica. A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para mais informações sobre a competição, acesse: www.obm.org.br