Nos dias 19 e 20 de março, os alunos do 3º ano participaram do “Projeto Dicionário”. A proposta foi apresentada pela Orientadora Pedagógica Ana Vianice Smânia da Silva e tem como objetivo incentivar o uso do dicionário como recurso didático para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta, significado das palavras e aumento de vocabulário, além de trabalhar criativamente a ortografia, a construção e a ampliação de frases e textos.

Os alunos interagiram com o material apresentado, pesquisaram no dicionário, participaram de forma ativa, contribuíram com relatos e hipóteses sobre a problematização apresentada, entraram em contato com diferentes dicionários e se apropriaram da estruturação apresentada nas obras, como: verbetes, palavras de referências, ordem alfabética, abreviaturas e significados. Perceberam que o dicionário responde a muitas curiosidades e que é um aliado importante durante a caminhada escolar. Participaram do Quiz, jogo que envolve atenção, concentração, agilidade e pesquisa, e sua finalidade vai além de formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo. Desse modo, por meio da pesquisa no dicionário, o conhecimento é construído pelo próprio aluno.

“Entendemos que a apropriação da leitura e da escrita é um processo gradual, e cada criança tem seu próprio ritmo. Com esse projeto, buscamos formar alunos leitores e pesquisadores, altamente estimulados, ampliando habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento através de atividades voltadas para um aprendizado significativo e de qualidade”, compartilhou Ana Vianice, Coordenadora do projeto Dicionário.