O Colégio Catarinense inaugurou, no ano de 2014, seu Projeto Integral. Através dele, crianças de 3 a 9 anos (Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental) podem contar com um atendimento especializado, destinado à ampliação da qualidade de sua formação escolar.

A responsável pelo projeto, professora Maria Odete Campos Ferreira, explica que as crianças vivenciam inúmeras situações de aprendizagem que lhes permitem estar na escola por mais horas sem, contudo, apresentarem cansaço ou desmotivação pelo excesso de atividades. “Pensamos em uma rotina que qualifique a formação infantil sem representar um peso para a rotina das crianças”, explica Maria Odete.

A manhã ou tarde começam com a acolhida nas salas do projeto. A seguir, uma roda de planejamento, espiritualidade e relaxamento. As crianças, a partir de então, envolvem-se em atividades de apoio pedagógico, momento destinado à realização de tarefas escolares, pesquisas, trabalhos e estudo. Após esse momento, há a participação em oficinas que envolvem xadrez, horta, dramatização, sucatas e jogos, tudo isso acompanhadas pelas monitoras Mônica e Bianca.

A participação dos alunos no projeto Magis ocorre diariamente. Eles podem optar entre atletismo, futsal, ginástica rítmica e desportiva, hóquei e judô, além das aulas de inglês. A turminha também não descuida da alimentação: Todos lancham e almoçam na escola.

Além disso, o cardápio foi dimensionado pela nutricionista Júlia Rossini e traz alternativas nutritivas adaptadas ao gosto infantil. Desse modo, será mais fácil praticar uma alimentação saudável e equilibrada. Por fim, antes de se despedirem, as crianças fazem a higiene e descansam através de atividades de relaxamento.

O coordenador da Unidade I, professor Valmir Luiz Delfes, acredita que o Projeto Integral já é um sucesso. “A procura das famílias, que almejam uma educação diferenciada, com o carimbo da Rede Jesuíta, desafia-nos a sermos cada vez mais ousados em busca de soluções que atendam à nossa clientela da forma mais personalizada possível. O Projeto Turno Estendido e o Projeto Integral são mostras dessa criatividade institucional”.

Fica, aqui, o convite para que todos conheçam as novas instalações do projeto e se encantem com as aprendizagens e as conquistas de nossas crianças.