Destaque para a qualidade de vida, prevenção de doenças e acidentes.  

TOPO

Mais uma vez, os funcionários do Colégio Catarinense participaram da SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que aconteceu no último mês de julho, nas dependências do Colégio. A partir do slogan “A CIPA cuida de você”, a nova equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da gestão 2017-2018, programou palestras específicas para a prevenção de doenças e acidentes, bem como temas sobre o bem-estar físico dos funcionários.

No primeiro dia de palestras, duas profissionais, uma da área de nutrição e outra da área de fisioterapia, conversaram com o grupo sobre hábitos diários que podem tornar a vida mais saudável e feliz. Ainda no primeiro dia, o instrutor da Guarda Municipal de Florianópolis, Ramon Vieira, conversou com o grupo sobre cuidados com a segurança pessoal e no trânsito, sinalizando alertas sobre a forma de proceder na vida em sociedade, para melhorar expressivamente as relações sociais e humanas. No segundo dia da SIPAT, as aulas práticas e teóricas do Corpo de Bombeiros, ministradas pelo 1º Sargento, Jacymir Santos de Oliveira incrementaram ainda mais o aprendizado. A palestra abordou os perigos e a maneira correta de prevenir e combater incêndios ou mesmo focos de incêndio, evitando, assim, possíveis tragédias.

001 (356)Todos os convidados direcionaram os temas das palestras para o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. A nutricionista Ana Évora, graduada em Nutrição pela UFSC e pós-graduada em Nutrição, Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional, disse que “conhecer bem os alimentos auxilia-nos a fazer escolhas certas na hora das refeições. Ter uma dieta balanceada é imprescindível para se ter saúde e longevidade. Todos buscam qualidade de vida, querem ter uma vida longa, com disposição para fazer as tarefas diárias, para o trabalho, o lazer, as atividades com a família, mas, para tudo isso, é preciso cultivar diariamente a saúde, por meio de uma alimentação adequada e de hábitos que favoreçam o bom funcionamento do corpo”. A profissional citou, ainda, os sinais de alerta dos casos de desequilíbrio no organismo – cansaço, alterações intestinais, acne, celulite, queda de cabelo, dificuldade de concentração, alergias alimentares, ganho ou perda de peso – e repassou dicas básicas de alimentação: ficar sempre atento aos rótulos dos produtos industrializados e lembrar que os ingredientes vêm escritos em ordem decrescente de composição. Segundo ela, optar sempre que possível por alimentos orgânicos (além de evitar o aparecimento de câncer, esses alimentos são mais nutritivos, pois contêm maiores concentrações de fitoquímicos como as antocianinas, presentes nas frutas vermelhas) é uma prática importantíssima para a prevenção de doenças. A nutricionista lembrou, por fim, que os avanços da ciência, a dieta equilibrada e os tratamentos nutricionais estão cada vez mais individualizados, sendo imprescindível, nesse sentido, procurar um profissional da área para fornecer orientações e realizar o acompanhamento adequado ao paciente.

DSC_4142Já a fisioterapeuta Andreza Garret da Silva Paes, responsável técnica pela Clínica Posturall (instalada dentro do Colégio Catarinense), especialista em Osteopatia, Ortopedia, Traumatologia desportiva, RPG e Disfunções temporomandibulares, também deu dicas importantes para prevenir problemas de postura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 85% da população mundial sofre com dores nas costas, e, segundo Andreza, muitos problemas podem ser evitados. Praticar exercícios físicos regularmente, buscar posturas no trabalho que respeitem as curvaturas fisiológicas da coluna, praticar alongamentos e tomar água podem ajudar a combater os problemas que atingem cada vez mais os trabalhadores do mundo moderno.

As palestras com a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, que finalizaram os dois dias da SIPAT, serviram como alerta para os riscos enfrentados diariamente na vida em sociedade. Os profissionais apresentaram casos verídicos de acidentes e incêndios, inclusive com vítimas fatais, quando a falta de instrução e treinamento seria fator decisivo para salvar vidas. Ao final da SIPAT, os funcionários usaram extintores de incêndio para combater focos de incêndio forjados no pátio do Colégio. As ações da CIPA, por sua vez, devem se estender pelo resto do ano, com novas dicas sobre prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar pessoal, já estão programadas outras atividades para setembro, além da simulação de incêndio, que também acontecerá em breve.