Na quinta-feira (24 de abril), o CC proporcionou, aos alunos, pais e professores, um dia de palestras com o renomado professor Pierluigi Piazzi. “Por que fazemos tantas provas e, depois delas, esquecemos tudo o que (achávamos) que tínhamos estudado?”, “Qual a diferença entre aluno e estudante?” – Essas e outras questões profundas foram abordadas de maneira descontraída pelo professor.

Os alunos do CC tiveram a oportunidade de reformularem seus conceitos do que é ser aluno, e o que é ser estudante, com um método que aprimora técnicas de estudo e de aprendizagem. O professor explica, durante cerca de uma hora, como nosso cérebro funciona e mostra que nunca é tarde para desenvolvê-lo. Sim, porque inteligência se aprende. Todos têm capacidade. “Vi que a maneira como eu estudava não era correta e agora tentarei melhorar meu modo de estudar”, relatou a aluna Lara da Rosa Belmonte.

Outros alunos se identificaram com o conteúdo da palestra e afirmaram estudar de forma errada: “Antes eu queria apenas tirar notas boas e ser uma boa aluna, e não uma boa estudante. Agora, pretendo me esforçar mais para lembrar as matérias após as aulas”, explica Vitória Borges Brasil.

A palestra abre nossos olhos para o quanto precisamos mudar nossa postura enquanto estudantes e futuros professores. Pierluigi, que há quarenta anos dá aulas para adolescentes, desenvolveu uma linguagem que faz com que os alunos interajam com ele e se identifiquem com o conteúdo ministrado.

Foram cinco palestras envolvendo os alunos do 9º ano à 3ª série e uma palestra para os pais, que contou com a presença de mais de seiscentas pessoas. “Acho que foi enriquecedor para nós, pais, no papel de educadores e também como família. Com certeza, tivemos uma grande lição sobre a educação brasileira e sobre a melhor maneira de orientarmos nossos filhos para um caminho de sucesso”, explicou Micheline M. F. Fuhrmeister, presidente da APP/CC.

O evento aconteceu na Igreja Santa Catarina de Alexandria. “Parabenizo o Serviço de Orientação Educacional, no nome da orientadora Lucinéia, por essa brilhante iniciativa, que trouxe, aos nossos alunos, um grande desafio na vida escolar, vindo de acordo com as orientações e acolhidas a todos os alunos e pais e o dia a dia do setor na busca pela excelência”, ressaltou Marcos Andrade, coordenador adjunto da Unidade de Ensino II.