Páscoa é tempo de alegria e esperança, recolhimento e interiorização, com abertura do coração e da mente para Deus, que nos resgata por Amor na Paixão e Ressurreição de Jesus, que é, para nós, certeza de vida eterna.

SEMANA SANTA

O tempo da Quaresma nos preparou pela oração, pela penitência e pela caridade para a Páscoa. Com a Festa de Ramos, celebrada neste último domingo, dia 25 de março, seguimos os passos de Jesus no caminho para o Calvário, iniciando a Semana Santa. Assim, somos remetidos à Teologia da Redenção, ao celebrarmos e vivermos intensamente a Liturgia da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Durante esta semana, somos convidados a participar intensamente das celebrações fundamentais da nossa fé e renovarmos nosso compromisso de cristãos. Somos chamados, assim, a viver a Boa-Nova do Reino de Deus, anunciada por Jesus, que nos convida a viver como irmãos no amor, no serviço e na misericórdia. A solene Celebração Pascal pulsa no coração da fé cristã: trata-se da unidade indissociável entre Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo, os acontecimentos salvíficos, que culminam na história da Salvação.

Que possamos acolher Jesus hoje e sempre em nossas vidas e aclamá-lo – “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. E que vivamos a Semana Santa na dimensão do amor e da esperança na Ressurreição de Jesus, que nos garante a plenitude da vida: “Eu vim para que todos tenham vida, para que todos tenham vida plenamente”.

Uma abençoada Semana Santa a todos, em preparação para a Páscoa em Cristo.

Paz e Bem!

Afonso Luiz Silva

Diretor-geral