O Colégio Catarinense celebrou, nos dias 13 e 14 de dezembro, as missas com os formandos do 9º ano do Ensino Fundamental e a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão, marcando o encerramento de uma importante etapa na formação acadêmica e humana dos estudantes. As celebrações, realizadas na Igreja Santa Catarina de Alexandria, reuniram alunos, familiares, professores e membros da comunidade educativa, em um momento de reflexão, agradecimento e despedida.
Homilias destacam a importância de uma vida com Deus
As missas foram presididas pelo Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Eduardo Roberto Severino, SJ. Nas homilias, ele destacou o sentido do tempo do Advento e a importância da preparação para o Natal. Na sexta-feira, Pe. Eduardo enfatizou o conceito de “obediência” — compreendido como “abrir os ouvidos a Deus, pôr-se sob sua escuta, organizar a vida em Deus” — e a necessidade de organizar a vida com base nos preceitos divinos. Valendo-se de passagens bíblicas da liturgia do dia, Isaías (Is 48, 17-19) e Mateus (Mt 11, 16-19), o Diretor conduziu uma reflexão sobre as escolhas e as consequências da infidelidade aos mandamentos de Deus, alertando para a importância de não “prescindir de Deus” em nossas decisões.
No dia 14, a homilia trouxe uma nova perspectiva, a partir das leituras da liturgia de sábado, partindo do evangelho de Mateus (Mt 17, 10-13) e da história de Elias (apresentada na primeira leitura e citada no evangelho), sobre como o catequista prepara o caminho do Senhor, assim como São João Batista. Pe. Eduardo relacionou a missão dos dois profetas com o papel dos educadores e da própria comunidade educativa, destacando a necessidade de formar alunos que reconheçam o mistério da vida de Jesus e posicionem-se como protagonistas de sua própria formação. “O catequista é responsável por ajudar o catequizando a entrar no mistério da vida de Jesus e reconhecer sua condição de filho de Deus”, afirmou o Diretor. A mensagem final convidou os presentes a deixarem-se guiar pelo Menino Jesus e a cultivarem uma formação integral — cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
“Sendo a missão do Colégio Catarinense a de ‘promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos’, a dimensão espiritual-religiosa é inseparável das dimensões cognitiva e socioemocional. Isso porque ‘os estudos sem amor, dom de Deus, podem ser um fardo pesado; a profissão sem amor pode ser um fardo; o amanhã sem amor pode ser um fardo pesado’. O Ensino Médio sem amor pode ser um fardo pesado. Prossigam com amor, dom de Deus, e iluminados por Sua Palavra”, finalizou.
Cerimônia com homenagens e premiações
Ao término da missa de cada dia, os formandos, acompanhados de seus familiares, participaram das cerimônias de entrega de certificados e das homenagens aos alunos-destaque.
Em seu discurso, o Diretor-geral destacou a importância da formação integral dos estudantes e a relevância dos valores cristãos e inacianos no desenvolvimento acadêmico e humano. Ele também ressaltou as aprendizagens obtidas ao longo dos anos e incentivou os alunos a seguirem o percurso com responsabilidade e protagonismo no Novo Ensino Médio. “Para nós, escola é, por excelência, lugar de experiência”, afirmou Pe. Eduardo, destacando que o Novo Ensino Médio será uma fase de aprofundamento acadêmico e de amadurecimento pessoal.
Durante as cerimônias, um estudante de cada turma foi homenageado por seu desempenho acadêmico excepcional ao longo do ano letivo. O reconhecimento público desses alunos reforçou o compromisso do Colégio Catarinense com a excelência acadêmica e a valorização do esforço e dedicação nos estudos.
Alunos-destaque ( 9º ano):
– Helena Peixoto Klee de Vasconcellos (9º A)
– Pedro Germano Dalfovo (9º B)
– Yasmin Soares Firmino (9º C)
– Sofia Gomes Magalhães Biancamano (9º D)
– Sophia Cavalieri Duggal (9º E)
– Manuela Campos Sell (9º F)
Outro ponto alto das solenidades foi a concessão de bolsas de estudo aos estudantes que obtiveram o melhor desempenho acadêmico e o melhor resultado no simulado do Colégio. Esse incentivo visa reconhecer e estimular o protagonismo estudantil, oferecendo apoio aos alunos que se destacam em sua trajetória escolar. Durante o evento, foram anunciados os beneficiados com bolsas de 100% e 50%, conforme o regulamento do programa de bolsas do Colégio Catarinense, destacando o compromisso da instituição com o mérito acadêmico e o acesso à educação de qualidade.
– Melhor resultado no simulado – Primeira colocação: Pedro Germano Dalfovo (9º B)
– Melhor resultado no simulado – Segunda colocação: Sophia Cavalieri Duggal (9º E)
– Melhor desempenho acadêmico – Primeira colocação: Manuela Campos Sell (9º F)
– Melhor desempenho acadêmico – Segunda colocação: Helena Peixoto Klee de Vasconcellos (9ºA).
O clima de despedida, misturado à alegria e à gratidão, ficou evidenciado nos sorrisos, nas palmas e nos olhares emocionados que marcaram os últimos momentos desta importante jornada acadêmica e humana.