Ontem, dia 10 de março, o Colégio Catarinense inaugurou, com a presença de alunos, pais/responsáveis e educadores, o novo espaço pedagógico na Unidade de Ensino I, projetado para oferecer um ambiente mais integrado, seguro e estimulante para os alunos. O momento, que contou com a acolhida da Diretora Acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, foi marcado pela presença de educadores do Colégio. Ao final, houve a bênção do espaço pelo Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ.

A obra foi concluída no início de 2025, e as crianças já estão desfrutando de um espaço moderno, inclusivo e repleto de possibilidades educativas.

Melhorias estruturais e pedagógicas

O projeto de reforma trouxe diversas melhorias em relação à estrutura anterior. A principal mudança foi a remoção do espaço da antiga capela, que antes dividia o pátio coberto e o pátio da cantina, permitindo agora uma área coberta mais ampla e integrada. O novo espaço conta com uma arquibancada para apresentações musicais e culturais, além de um deque para atividades pedagógicas ao ar livre. Os brinquedos foram diversificados, com foco em desafios educativos, e o jardim foi renovado e ampliado, proporcionando um contato direto com a natureza.

A acessibilidade também foi uma prioridade no projeto. Todos os layouts, materiais e equipamentos foram pensados para garantir que o espaço atenda às necessidades de todos os alunos. Além disso, novos equipamentos de som e projetores de mídia foram instalados, permitindo a realização de aulas ao ar livre, shows e exibições de filmes.

Segundo José Ilto Bitencourt, Supervisor de Patrimônio do Colégio Catarinense, a segurança das crianças foi um dos pilares do projeto. Todos os brinquedos e pisos atendem às normas brasileiras para playgrounds (NBR16071), incluindo brinquedos acessíveis. O piso em borracha de EPDM, antiderrapante e com alta capacidade de absorção de impactos, foi escolhido para garantir a segurança dos alunos. Além disso, foram instalados guarda-corpos, redes de proteção e monitoramento por câmeras.

A sustentabilidade sempre foi uma preocupação central, mantendo o compromisso do Colégio com o cuidado com a Casa Comum. Desde 2011, com a implantação do Projeto Lixo Zero, materiais ecológicos e reciclados, como madeira plástica e brinquedos em madeira maciça, vêm sendo utilizados para garantir a durabilidade e a reconexão com a natureza. No redesenho do parque, reaproveitaram-se elementos da estrutura anterior, como o quiosque, as coberturas do pátio e as árvores existentes, que foram mantidos e integrados ao novo design.

“Desde o início do projeto, buscamos utilizar materiais ecológicos e de grande durabilidade, como os brinquedos em madeira maciça, que proporcionam longevidade e reconexão com a natureza. Além disso, a segurança dos alunos foi uma prioridade, com a instalação de pisos antiderrapantes e sistemas de proteção que atendem às normas brasileiras”, afirma Ilto.

A obra teve início em dezembro de 2024, após um longo processo de planejamento que começou em junho do mesmo ano. Desenvolvido com base no Sistema de Qualidade da Gestão Escolar da Rede Jesuíta de Educação (SQGE-RJE) e no Planejamento Estratégico da escola (PE-CC), o projeto envolveu diversos educadores da Unidade de Ensino I e da Direção Administrativa.

A inauguração deste novo espaço pedagógico marca um novo capítulo na história de 120 anos do Colégio Catarinense, reforçando o compromisso da instituição com a excelência educacional e o bem-estar dos alunos. O novo parque promete ser um local de aprendizagem, diversão e integração, onde as crianças poderão explorar, criar e crescer em um ambiente seguro e inspirador.

Futuras melhorias

O Colégio Catarinense planeja novas melhorias para outros espaços das unidades de ensino II e III, entre eles, o Ginásio Ivo Silveira e o Prédio Santo Inácio, no qual estudam os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Novo Ensino Médio. Um estudo está em andamento para o retrofit das salas de aula, os corredores e os espaços educacionais, visando sempre atender às demandas e necessidades dos alunos.