O Colégio Catarinense participou da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2012, no sábado (11), sendo representado pelos alunos Bernardo Pressoni Vieira, Cristian Menezes Martins, Eduardo de Souza Mangrad, Franco Sauvisky, Gabriel da Silva Teixeira, Greice Luana dos Santos, Guilherme Virtuoso Jacques, Jéssica Silva do Rosário e Thalles Feliciano. As provas aconteceram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, além de estudantes da Grande Florianópolis, vieram caravanas de Tubarão, Lajes e Criciúma, totalizando 180 participantes.

Da Olimpíada de Física, podem participar alunos do 8º e 9º ano, 1ª, 2ª e 3 série, e são tratados assuntos como: geometria espacial, cinemática, gravitação, dinâmica, mecânica clássica, termodinâmica, noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea, entre outros. De acordo com Michael Romano Stolf, Professor de Física do Ensino Médio do CC, os alunos estavam contentes em participar da olimpíada, e, alguns, inclusive, estavam muito confiantes.

Em uma avaliação da olimpíada, o professor acredita que a abrangência do programa é grande demais e existe uma falta de comunicação em relação ao conteúdo e a data da olimpíada. “Muitos alunos são prejudicados pela data da olimpíada, justamente por não terem tido tempo de acessar o novo conteúdo”. Outro ponto levantado pelo professor Michael, que também faz parte da Sociedade Brasileira de Física, é em relação ao formato das provas. “Já foram bastante teóricas e, depois, houve um momento de equilíbrio. Agora, vejo que, na 1ª etapa, houve 100% de contas, sem a possibilidade de virem com as fórmulas, algo que, no próprio vestibular, já vem incorporado à prova. Acredito que a melhor medida é a do equilíbrio”.

Em relação à importância da olimpíada, ele é firme e direto: “essas olimpíadas são fundamentais, tanto a de física quanto a de matemática. Não somente para inspirar alunos, mas também para nós, professores”. O resultado da 2ª fase sai no próximo mês e, segundo o Professor Michael, existem grandes chances de irmos para a 3ª fase. “Estamos bem preparados para uma possível 3ª fase”.

A Comunidade Educativa do Colégio Catarinense fica na torcida por um resultado positivo. Boa sorte, alunos.