Os alunos do Colégio Catarinense que integraram o Programa Miniempresa, da Junior Achievement, participaram da solenidade de formatura no último dia 13 de setembro no Teatro Pedro Ivo. Os alunos representantes da Miniempresa Xpreme S.A/E receberam o Prêmio Produto Oportunidade, baseado na inovação, na preocupação com o meio ambiente e na aceitação do mercado. A Xpreme produz espremedores de tubos em geral, como cremes dentais e outros cremes, facilitando o uso dos produtos e gerando economia.

Gostaríamos de agradecer a oportunidade de fazer parte desse projeto que nos proporcionou a participação no processo de criação e execução de uma empresa de verdade. Vamos levar todos os aprendizados para o resto da vida. Gostaria de agradecer, também, a todos os colégios que, em parceria com a Junior Achievement, abriram as portas e abraçaram esse trabalho“, disse Larissa de Linhares Jacobsen, aluna de 2ª série do Ensino Médio, integrante da miniempresa, no discurso de encerramento das atividades.

Larissa lembrou que cada etapa, desde a escolha do produto até a produção, foi elementar para que a equipe pudesse ter uma noção de todo o trabalho por trás da criação e do funcionamento de uma empresa. “Se antes já admirávamos aqueles que tiveram a perseverança de abrir seu próprio negócio, agora mesmo é que elogiamos essas pessoas, pois não é uma tarefa nada fácil“, conclui. Ela declarou que, ao longo do caminho, surgiram diversos obstáculos, como falta de materiais, dificuldade em manter a sincronia entre a parte administrativa e a de criação. Contudo, a união do grupo formado por 20 alunos e a vontade de obter sucesso fizeram a diferença.

A equipe ganhou, também, uma competição realizada no mês de junho, que consistiu em seguir o Instagram da Junior Achievement e depois curtir a foto da Miniempresa Xpreme, do Colégio Catarinense. A foto da Xpreme foi a mais criativa, obtendo o maior número de curtidas e ganhando o desafio.

Neste ano, além das miniempresas da Grande Florianópolis, a formatura reuniu miniempresas de Blumenau e Criciúma. O empreendedor convidado foi o velejador olímpico, Bruno Fontes, que compartilhou sua experiência e exemplo com os achievers, alunos participantes do projeto.

O Colégio Catarinense e a Junior Achievement têm uma parceria de 15 anos que proporciona, anualmente, a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças, através de vivências práticas na administração de uma miniempresa. A Junior Achievement é a mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo. É composta por empresas, executivos e voluntários, que promovem ações durante todo o ano para transformar a vida de crianças e adolescentes. Somente em Santa Catarina, a Junior Achievement já reuniu 13 mil voluntários nos programas da entidade em 375 escolas/entidades de 58 cidades – trabalho que beneficiou aproximadamente 480 mil jovens, desde sua fundação no estado, em 1997. Nos 123 países onde está presente, a Junior Achievement beneficia mais de 10,5 milhões de jovens ao ano

Criada em 1919, essa organização social sem fins lucrativos tem como missão inspirar jovens a empreender, despertando nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, de instituições públicas e particulares, o espírito empreendedor. A entidade é mantida e administrada por empresas privadas que garantem apoio com recursos financeiros e cedem voluntários para compartilharem suas experiências, implantando e acompanhando os programas nas escolas, entidades e empresas.