Alunos do Ensino Médio do Colégio Catarinense participaram, no último dia 15 de junho, do Projeto SiEM 2018 (Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio). O projeto, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e organizado pelos graduandos do curso de Relações Internacionais, reuniu estudantes de escolas públicas e privadas, em sua 8ª edição.

A edição deste ano procurou promover a integração escola-universidade, incentivando a formação crítica, por meio da simulação de quatro das principais reuniões realizadas por Organizações Internacionais. O objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais fóruns de debates de Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia e outras organizações. No evento, os estudantes exercem o papel de autoridades, representando chefes de Estado e diplomatas.

Os temas das reuniões deste ano foram os seguintes, organizados em diferentes âmbitos:

• União Europeia: Autodeterminação e Separatismo na Região da Catalunha
• Conselho de Segurança das Nações Unidas: Coreia do Norte – Testes de Mísseis Balísticos Intercontinentais
• Reunião da Organização dos Estados Unidos (OEA): A Crise Econômica e Social da Venezuela
• Assembleia Geral das Nações Unidas: A Guerra Civil na República Centro-africana.

A aluna Helena Gleize, da 2ª série C, disse que o projeto é uma oportunidade de conhecer o que acontece no mundo. “É incrível, porque nos faz “sair da bolha”, entrar na atualidade e sair um pouco da sala de aula”, diz ela. Lucas Igla, da 3ª série C, também gostou muito da experiência, principalmente pela proposta de debate e reflexão, levando os alunos à tomada de decisões. Ele elogiou, também, a participação dos estudantes no discurso para uma grande plateia, contribuindo para a desenvoltura em público e para a troca de experiências entre os alunos presentes.

“O aluno que vai para o SiEM tem um planejamento, uma preparação, é acompanhado por uma equipe de professores do Colégio e por estudantes do curso de Relações Internacionais. Então, o aluno pesquisa, aprofunda-se, faz trabalhos em equipe, passa por uma experiência acadêmica muito rica…”, disse a professora Ana Carolina Krieger, que acompanhou os alunos no projeto. Segundo ela, a participação no SiEM faz o aluno amadurecer, trabalhar a autonomia e a liderança. Outro ponto importante, de acordo com a professora, é a integração entre alunos de outros colégios e de outras cidades. Este ano, o SiEM contou com a participação de aproximadamente 500 estudantes.