Alunos-destaque do Colégio Catarinense recebem homenagem.

O mês de outubro foi de homenagens para os alunos da Unidade de Ensino II que mais se destacaram, até o momento, no ano letivo. Os alunos homenageados foram indicados não apenas pelas boas notas, mas também pelo comportamento, pela postura, integração e relação com os colegas e professores. É a junção da excelência humana e acadêmica, em consonância com a proposta do Projeto Magis, que enfatiza as ações que podemos fazer para nos superar e sermos pessoas melhores.

Segundo a orientadora educacional do Colégio Catarinense, Magali Schmitz Knoll, “o aluno-destaque merece o reconhecimento da escola, por se dedicar e se destacar nos estudos, sem se esquecer do lado humano. O reconhecimento é uma forma de homenagear os alunos que são amigos, solidários, participativos e companheiros, tanto dos colegas de sala quanto dos professores, representando o sentido mais amplo de ser Magis.”

Essa homenagem é uma premiação por aquilo que eles conquistaram, alcançando o objetivo pedagógico do Colégio: promover uma formação consistente, almejando a excelência acadêmica e humana dos alunos, para que sejam pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas.

Click aqui para visualizar outras imagens da homenagem.

2018-02-23T22:28:55-03:00outubro 30th, 2015|

Profissionais da Saúde dão dicas aos alunos de Terceira Série do Ensino Médio.

 

Nesta terça-feira (20), Para intensificar as atividades relacionadas à preparação para as provas do ENEM e da UFSC, o Colégio Catarinense, através do Serviço de Orientação Educacional, proporcionou aos alunos das terceiras séries a palestra “Neurociência Aplicada a Vestibulandos”. A palestra, ministrada pelas profissionais Michelle May (Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia) e Catarina Costa Marques (Médica especializada em adolescência e Psicóloga), abordou os seguintes temas:

– Conhecimento sobre como funciona o seu cérebro;

– Estratégias para melhorar o seu desempenho: atenção e memória;

– A ansiedade: Controle do estresse e técnicas de relaxamento.

“A ideia deste trabalho é ajudar os alunos das terceiras séries neste momento tão especial da vida deles. Especial e delicado, pois além de eles estarem encerrando o Ensino Médio, estão prestes a participar da maratona de provas, como o ENEM e o Vestibular da UFSC. Academicamente, estão muito bem preparados, mas a preparação emocional e da própria saúde física é de extrema importância. Por isso, as profissionais da saúde vieram trabalhar com os alunos, de forma prática, as maneiras de como enfrentar os próximos eventos de modo tranquilo e equilibrado. As dicas que eles aprenderam certamente irão ajudá-los nos momentos mais tensos que antecedem ao processo de final de ano”, declarou Magali Schmitz Knoll, Orientadora Educacional do Colégio Catarinense.

Para Maria Eduarda Vaz, aluna do terceiro ano I, a palestra foi muito interessante, porque esse tipo de atividade serve para guiar os alunos em um momento de necessidade, e afirmou: “Quando são recebidas as informações de uma pessoa que já tem o conhecimento de como relaxar, mostrando os melhores caminhos, a gente se sente mais confiante”.

“Eles têm que ter algumas informações sobre o sono e a alimentação, bem como saber lidar com a própria ansiedade, com a saúde, não deixar de fazer exercícios físicos, não deixar de ter lazer, porque tudo isso pode afetar o desempenho deles no vestibular”, ressaltou a profissional Catarina Costa Marques.

2018-02-23T22:28:57-03:00outubro 23rd, 2015|

Ex-alunos compartilham experiências com alunos de Segunda Série do Ensino Médio.

Ao longo da vida, fazemos muitas escolhas, e uma das mais difíceis é a escolha profissional. Os jovens, que mal saíram do período da adolescência, precisam tomar uma decisão que pode definir o futuro deles. Além disso, são bombardeados por informações sobre as melhores profissões e, muitas vezes, sofrem influência dos pais e de seus grupos de amizades. Para ajudar nessa escolha, o Colégio Catarinense trouxe, nesta quarta-feira (23), alguns ex-alunos para que compartilhassem suas experiências nos vestibulares com os alunos de segunda séria do Ensino Médio.

O objetivo dessa visita, assim como o de outras atividades do CC, é orientar e ajudar os alunos na escolha profissional, indicando-lhes opções de formação capazes de atender às necessidades do mercado. Com isso, o aluno do Colégio Catarinense poderá fazer reflexões e pesquisas que o auxiliem no início da transformação da sua vida.

“O Colégio fez o convite aos ex-alunos que estão na UFSC, na UDESC e nas Universidades particulares para virem conversar com os alunos e falarem um pouquinho sobre suas experiências: como é o curso e como foi o caminho deles até serem aprovados nos respectivos vestibulares”, comentou Lucinéia Aparecida Guarezi Mengard – orientadora educacional. O projeto de educação profissional do Colégio tem início no nono ano e vai até a terceira série do Ensino Médio.

“Eu estudei aqui todo o meu Ensino Médio, e o Colégio me deu todas as condições para que eu me dedicasse bastante aos estudos e passasse no vestibular. Eu decidi fazer o curso de Medicina, porque eu queria salvar vidas e fazer o bem para as pessoas”, declarou Marília Cicarini, ex-aluna do CC e graduanda do curso de Medicina na UFSC.

Independentemente da escolha dos alunos, é muito importante que eles tenham o apoio daqueles que os amam, como seus pais e responsáveis. “Uma das coisas que me ajudou a ter esse aproveitamento no vestibular foi uma conversa que eu tive com minha mãe no terceiro ano, onde deixamos acordado que eu não teria a obrigação de passar no vestibular logo que saísse do Colégio. Isso me ajudou a fazer o vestibular com mais tranquilidade e também pude aproveitar bem o meu terceiro ano. No colégio catarinense eu sempre tive um ensino muito bom, não senti a necessidade de procurar nada fora pois os professores sempre me deram o apoio que precisei”, relata a ex-aluna Maria Wolf Klein, estudante de Engenharia Civil.

Para a ex-aluna Luíza Torquato que estudou desde os sete anos no Colégio, aqui foi um lugar onde ela construiu uma segunda família. Mesmo agora na Faculdade seus melhores amigos continuam sendo os amigos que ela adquiriu dentro do Colégio. “O Colégio Catarinense continua na minha vida”, comenta.

2018-02-23T22:29:04-03:00setembro 24th, 2015|
Ir ao Topo