O Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril) foram celebrados no Colégio Catarinense com a representação teatral de uma das obras de Monteiro Lobato. A equipe da Biblioteca do Colégio apresentou “A História do Tesouro Escondido” aos alunos da Unidade de Ensino I. As crianças foram recebidas no auditório com um cenário especial e com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

“Está tudo muito lindo. Perfeito! Parece de verdade, e eu sempre assisto ao desenho do Sítio na TV.”. A reação da pequena Isadora Peres confirmava o empenho da equipe da Biblioteca. A aluna Elisa Galvão Silva traduziu o encanto dos alunos com a dócil vilã Cuca: “A brincadeira com a Cuca, ao final, foi superdivertida.”.

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade.  Contar histórias é, também, uma forma de ensinar temas éticos e cidadania e de propiciar um mundo imaginário que encanta a criança. Para alcançar esse objetivo, a história foi interpretada pelos personagens, e a mensagem também marcou as crianças. “Está tudo muito legal, mas a história foi o que mais gostei.”, destacou o aluno Vitor Hugo de quê?.

“A criança necessita ouvir histórias para desenvolver sua imaginação, a observação, e a linguagem oral e escrita, assim como o prazer pela arte, a habilidade de dar lógica aos acontecimentos e o interesse pela leitura. Essa fantástica viagem pelo mundo da representação auxilia no desenvolvimento do imaginário, da criatividade e até mesmo no autoconhecimento, uma vez que trabalha com as emoções de cada indivíduo.”, explicou Hivellyse Rodrigues Quint, bibliotecária do Colégio.

A comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil foi criada em 2002, em homenagem a Monteiro Lobato, um dos principais representantes da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Monteiro Lobato faleceu em julho de 1948.