Serviço de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP)
Coordenador da Pastoral:
Pe. Guido Valli, SJ
Unidade de Ensino I:
Pe. Guido Valli, SJ
Unidade de Ensino II:
Carlos César Barbosa
A Rede Jesuíta de Educação (RJE), no Brasil, está pautada na atenção aos colégios da Companhia de Jesus, para que sejam, cada vez mais, ambientes de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. (PEC 9).
A proposta pedagógica das escolas jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida. Trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir, autonomamente, na sociedade. (PEC 25).
O Colégio Catarinense, como obra apostólica da RJE, partilha desses mesmos valores e princípios formativos e busca, nos seus diversos projetos e iniciativas, contribuir para que sua comunidade educativa saboreie e vivencie as mesmas experiências. Através do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SOREP), o Colégio é uma presença na comunidade educativa, de modo que anima e estimula a vivência dos valores evangélicos, inspirando-se no carisma e na espiritualidade inaciana.
Educamos na justiça, no respeito, na solidariedade, na compaixão. A educação jesuíta é instrumento efetivo de formação, sendo fundamentada na fé, na prática da justiça, no diálogo inter-religioso e no cuidado com o ambiente. (PEC 33).
Entre os muitos projetos e vivências propostas pelo Colégio Catarinense, estão:
– Aulas e encontros de Formação Humana e Cristã;
– Reflexão e ação a partir da Campanha da Fraternidade;
– Vivências Solidárias em diversas instituições (lares que atendem idosos ou crianças, casas de recuperação de dependentes químicos, hospitais, Fundação Fé e Alegria);
– Jornadas de Formação;
– Campanhas Solidárias;
– Celebrações de acordo com o calendário litúrgico da Igreja;
– Acampamentos e retiros espirituais;
– Fórum da Juventude e a celebração de São Luiz Gonzaga;
– Voluntariado;
– Projetos “Cantando Natal” e “Cantando a Páscoa”;
– Cura personalis;
– Iniciação à Vida Cristã.
O SOREP tem como um dos objetivos contribuir na formação de líderes que tenham, na justiça e no serviço, seus principais compromissos e que entendam a própria autoridade como serviço, em vista da transformação das pessoas e da sociedade, ou seja, “uma liderança que ajuda a comunidade a crescer em Cristo.” (PEC 52).
Visa igualmente a educar para o Magis inaciano. Todo ser humano é marcado por esse ideal, em que o ser humano é sempre mais do que é ou pensa ser, podendo sempre descobrir algo a mais. A marca Magis tem a ver com o que há de melhor em cada pessoa. E todo ser humano é uma busca sem fim e sem limites, principalmente quando tem referência em Jesus Cristo e busca a vontade de Deus. A vivência desse espírito inspira o indivíduo que deseja identificar-se com Jesus Cristo e seguir seus ensinamentos.