A Pastoral do Colégio Catarinense e a Igreja Santa Catarina de Alexandria, em parceria com a Coordenação do Ensino Médio Diurno, vêm assumindo o compromisso de “Educar pra toda a Vida!”.

Muitas são as iniciativas desenvolvidas que visam à formação de alunos mais conscientes, sensíveis e fraternos para o engajamento em projetos formativos, dentro e fora do Colégio Catarinense. A intenção é buscar, por meio das vivências, uma educação integral e o exercício consciente do voluntariado e do amor ao próximo.

Durante os Encontros de Formação neste início de 2012, professores e alunos foram sensibilizados com a luta pela vida, vontade e determinação do aluno Gabriel contra o câncer.

Muitos gestos bonitos de solidariedade foram realizados por parte dos alunos, em favor do referido aluno e de sua família e, com o seu falecimento, muitos jovens que acompanharam seu movimento em favor da vida e do amor aos que mais precisam tiveram a ideia de formar um grupo de pessoas voluntárias, que, a cada quinze dias, sempre na sexta-feira à tarde, desenvolveriam uma ação solidária em instituições filantrópicas da Grande Florianópolis.

A partir de uma sugestão da mãe de Gabriel, a senhora Eliodete Costa, o grupo passou a se chamar “Grupo Solidário Anjo Gabriel”. “O melhor jeito de encontrar a paz interior é fazer o bem. O Grupo Anjo Gabriel me proporciona doar um pouco de todas as coisas maravilhosas que eu recebo para as pessoas que mais precisam. Isso faz de mim uma pessoa completa e melhor. Sou muito grata por esta oportunidade que nasceu do desejo de fazer o bem!”, compartilha a aluna da 1ª Série A, Betina Zunkowski.

Além da participação da Dete, mãe do Gabriel e de outras pessoas da comunidade, o grupo tem a coordenação do professor Sinésio e o engajamento de 35 alunos do Ensino Médio Diurno (1ª e 2ª Série).

A primeira tarde solidária foi realizada no dia 15/06, na Casa das Irmãs Idosas da Divina Providência, no Bairro Trindade. Foram momentos marcantes na convivência com aquelas senhoras que dedicaram suas vidas a cuidar dos outros, seja na educação (em escolas) ou na saúde (em hospitais), bem como em comunidades carentes e paróquias.

“Através da música, tentamos levar um pouco de alegria e conforto e escutar as belas histórias de vida daquelas mulheres foi um aprendizado para todo o grupo”, revelou o professor Sinésio.

No encontro seguinte, o Grupo Anjo Gabriel realizou a sua segunda tarde solidária na Orionópolis Catarinense, que fica em São José.  A Orionópolis acolhe pessoas que a sociedade abandonou e excluiu: pobres, deficientes, idosos, moradores de rua. Os voluntários foram recebidos com uma acolhida do Pe. Maneca e dos funcionários da casa. Em seguida, passearam pelos lares e perceberam nos rostos a alegria e a esperança de quem encontrou uma família.

O grupo passou por momentos divertidos ao lado de Dona Graça, Sônia, Sheila, Juca e de todas aquelas pessoas carinhosas e especiais.

“Ao nos depararmos com a linda história de vida de nosso amigo Gabriel, nós nos inspiramos a seguir ajudando pessoas ao redor da cidade a encher seus corações de amor e esperança. O Colégio Catarinense nos deu todo apoio para seguir nessa caminhada, que não forma só ótimos alunos, mas também ótimas pessoas!”, revelou Felipe Faria, aluno da 1ª Série A.

Em agosto, o Grupo Anjo Gabriel continua sua missão e deixa para todos uma frase dita pelo fundador da Congregação dos Padres Orionitas, que cuida da Orionópolis, Santo Luís Orione: “Nada é pequeno quando o coração de quem partilha é amor!”