Ela ministra aulas há 45 anos: Maria Luiza Périco, a primeira professora mulher e a mais antiga em atividade em atividade no Colégio Catarinense, está em festa. Durante quatro décadas nunca tinha visto uma sala dos professores tão bem preparada e pensada nos seus mestres. “Como professora de inglês no CC, essa é a quarta sala de professores que frequento no Colégio, a mais confortável e bem planejada de todas. Até uma área de descanso nos foi dada de presente. Estou muito feliz”, revelou Maria Luiza, campeã em popularidade entre os alunos do CC.

De acordo com Fábio Luiz Pedro, Diretor Administrativo do Colégio, essa reforma já estava sendo desejada há algum tempo, mas sempre o fator tempo dificultou o processo. “As pessoas não imaginam a quantidade de demandas que temos de administrar no período das férias. O prédio, anualmente, passa por pequenas, médias e grandes reformas durante os meses de janeiro e parte de fevereiro, e elas precisam acontecer em poucas semanas. Renovar a sala dos professores já estava em discussão, mas somente dessa vez foi possível, justamente porque pudemos contar com duas profissionais extremamente eficientes”, revelou o diretor.

As profissionais mencionadas acima são a arquiteta Micheline Moreira Fabrin Fuhrmeister e a designer de interiores Simara Nienkötter de Vicenzi, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Associação de Pais e Professores e também ex-alunas do CC. “Trabalhamos em parceria, foram feitas algumas reuniões com a diretoria, em que priorizamos o conforto, a praticidade e a funcionalidade na sala dos professores. Após esse momento, eu e a Micheline, em três encontros, decidimos todo o projeto, pois o tempo de execução tinha de ser rápido”, afirmaram as responsáveis pela obra. Micheline e Simara aproveitaram para elogiar as dimensões da sala que, por serem amplas, facilitaram o estudo e as possibilidades de criação.

Hoje, a sala dos professores possui três novos ambientes: a sala de convivência, a sala de estudos e a sala de descanso. O espaço do descanso dos professores foi dimensionado para que tenha pouca circulação, assim os educadores do CC podem se sentir à vontade, pois a prioridade desse espaço é o conforto.

A inauguração da sala aconteceu no início da semana e contou com a presença do Diretor-Geral, Padre Mário Sündermann, SJ, que, em nome dos gestores da escola, aproveitou a oportunidade para agradecer aos responsáveis pela execução do projeto da sala, à equipe que executou a reforma, a limpeza, a manutenção, assim como a todos os funcionários externos e terceirizados que, de alguma forma, apoiaram a obra: “A Companhia de Jesus quer oferecer os melhores meios e condições para que seus professores executem e exerçam bem a sua missão de educadores. Tudo isso é para que a alegria, o encanto, a criatividade e o entusiasmo reflitam-se no aluno.” Padre Mário lembrou também que “o período de Quaresma é um momento de lembrar-se do outro e de fazer mais por ele.”

Após a abertura da sala, todos comemoraram o novo espaço com um delicioso lanche de confraternização. A assessora acadêmica, Louisa Carla Farina, alertou os professores quanto ao uso dos novos residuários dispostos na sala dos professores. “A sala está completa para que o projeto Lixo Zero aconteça de forma plena. Residuários para papel toalha, orgânicos, plástico, metal, multicamadas e ainda o ‘papa-pilhas’ estão dispostos no ambiente para que os professores façam um bom uso”, alertou a professora, que ainda solicitou que os professores trabalhem o projeto Lixo Zero em sala de aula, incentivando os alunos.

Na nova configuração da sala dos professores, um espaço bastante disputado é o armário das canecas. Cerca de 80 decoram os dois armários montados especialmente para elas. A previsão é que se crie mais um armário, pois houve a contratação de vários professores novos. “Isso apenas é uma demonstração do sucesso que a campanha que propõe a eliminação do uso do copo plástico está fazendo”, reforçou a assessora acadêmica Louisa Carla Farina, também coordenadora do Projeto Lixo Zero do CC.

No momento da comemoração, o Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ, compartilhou um sonho com os professores para 2013: “Que esse ano seja um ano Magis, um ano inaciano, em que consigamos dispor do melhor que Deus nos deu, para enriquecer sempre mais o processo formativo de nossos alunos. Penso que a melhor recompensa para um educador é perceber-se capacitado e competente, apto a contagiar os alunos em sala, com um ambiente saudável e propício para a aprendizagem, objetivando, no processo, reconhecer neles os benefícios e resultados de uma boa aula”.