Estudantes mais tempo na escola!

Programa de 06.12.2011 – 2º Bloco from Charlie Olsen on Vimeo.

A sociedade está cada vez mais exigente, seja na dedicação ao trabalho ou na qualificação para o mercado. Os pais estão cada vez mais atarefados, e seus filhos, matriculados em diversas atividades, dificultando deslocamentos pela cidade e o acompanhamento detalhado de cada uma delas. Diante das necessidades das famílias modernas, que, muitas vezes, sentem-se inseguras quanto a deixar seus filhos aos cuidados de empregadas e babás, e atento às necessidades dos pais de alunos que desejam ampliar a permanência de seus filhos na escola, o Colégio Catarinense tem apresentado aos pais de seus alunos uma nova proposta especial: atividades no contraturno.

O projeto oferecido pelo Colégio Catarinense está baseado no Plano Nacional de Educação (PNE), documento em análise no Congresso Nacional e que estabelece a política nacional para o decênio 2011 – 2020,  que prevê que 50% das escolas de educação Básica desenvolvam suas atividades em jornada ampliada até 2020.

O ano letivo brasileiro dura 200 dias, e a jornada diária mínima, quatro horas. Ao todo, portanto, são 800 horas de ensino por ano. Os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ultrapassam o Brasil, com uma jornada média de 902 horas por ano. Esse fato levou o Ministério da Educação a rever a jornada escolar e propor alterações.

Seguindo as orientações do Ministério da Educação, o projeto do Colégio Catarinense promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e as famílias, visando a alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social.

A  partir de 2012, uma proposta de escola de tempo integral atenderá crianças e adolescentes do ensino Infantil, do 1º e o 2.º ano do Fundamental I e do 6ª ano do ensino Fundamental II. Essa será uma oportunidade ímpar, para que, a partir da expansão da jornada escolar, ampliem-se também as oportunidades de aprendizagens formais. Aliado a estes benefícios, está o fato de o Colégio Catarinense ser local seguro e propício para estimular o trabalho com outras linguagens, esportes e atividades culturais; juntamos esforços para montar uma proposta especial.

Tendo como inspiração nosso Projeto Pedagógico de inspiração inaciana, pretendemos desenvolver nos alunos capacidades relativas à consolidação dos hábitos de estudos, cuidado e educação, aprendizagens da vida cotidiana e social.Contaremos com:

• Atividades de Estudo Orientado – consolidação da aprendizagem (reforço, tarefas, aprofundamento conceitual);
  • Atividades Lúdicas – desenvolvidas através de oficinas diversas (artes, culinária, desenho, canto, recreação, histórias);
  • Atividades Esportivas desenvolvidas em projetos – (capoeira, judô, atletismo, entre outras);
  • Língua Estrangeira;
  • Almoço Supervisionado para crianças do Ensino Infantil e Fundamental I – com projeto de saúde alimentar, incluindo higiene e orientação nutricional.

Os alunos interessados frequentarão as 5 aulas diárias da grade curricular no período matutino e permanecerão no colégio para 5 outros períodos de atividades. O espaço para estas atividades será diferenciado e específico, montado especialmente para esta finalidade, com o intuito de propiciar outra atmosfera para o integral.

Faça parte deste projeto. As matrículas para o contraturno serão oferecidas a partir do dia 1º de dezembro, e as rematrículas para os alunos do Colégio Catarinense iniciam-se dia 13 de dezembro e serão feitas apenas na Central de Matrículas.

Saiba mais:

Ensino Infantil e 1º e o 2.º ano do Fundamental I      – Clique aqui

6ª ano do ensino Fundamental II – Clique aqui

Informações: 3251-1529

Este texto foi adaptado das informações de:
Maria Inês Cardoso da Silva Meyer, Orientadora Pedagógica do 6º ao 9º Ano
Louisa Carla Farina Schröter – Assessora Acadêmica