Desde a segunda-feira (08/04), o Colégio Catarinense tem um novo Diretor Geral. A posse do Padre João Claudio Rhoden, em substituição ao Professor Afonso Luiz Silva, aconteceu na Igreja Santa Catarina de Alexandria e foi bastante prestigiada, reunindo mais de 200 pessoas. Entre as autoridades presentes destacaram-se o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Renato Eidt e o Administrador Provincial, Pe. João Geraldo Kolling, além de alunos, pais, professores, colaboradores administrativos, ex-alunos e representantes do poder municipal e das escolas confessionais de Florianópolis.

A solenidade de posse foi precedida de uma missa celebrada por 11 padres e presidida pelo padre Provincial. O aluno João Napoli e as professoras Vanessa Gerônimo e Cláudia Holleben executaram clássicos da música popular brasileira e regional, encantando os convidados.

O Pe. João Renato fez a leitura da carta de destinação do Pe. João Claudio para o Colégio Catarinense e, em sua fala, relembrou as passagens por outras unidades educacionais da Rede Jesuíta, externando a gratidão da Companhia de Jesus pelos trabalhos desenvolvidos até agora. Pe. João Geraldo Kolling agradeceu, em nome da Associação Antônio Vieira (ASAV), a gestão do professor Afonso Luiz Silva nos últimos cinco anos à frente do Colégio Catarinense, lembrando o zelo pela formação integral dos alunos e a qualidade da educação. “Desejo boa sorte na missão como professor, diretor e coordenador de ensino, pois, em tudo, amar e servir é o que conta”. Pe. João Geraldo, presidente da Mantenedora ASAV fez a leitura da portaria de nomeação, dando posse oficial ao Pe. João Claudio.

O novo coordenador da Unidade de Ensino I, professor Afonso Luiz Silva, foi homenageado com a apresentação de um vídeo com depoimentos de antigos alunos, autoridades jesuítas e familiares, destacando o profissionalismo do ex-diretor. Ao discursar, o Professor Afonso disse que “este vídeo faz a gente lembrar de muitas coisas da vida. Sou muito grato a todos os educadores desta casa e aos jesuítas pelo apoio e confiança em meu trabalho”. Afonso ressaltou, ainda, que sempre pôde contar com o apoio da ASAV e que o Colégio Catarinense sempre foi pensado administrativa, acadêmica e pastoralmente em sua totalidade.

O último a discursar foi o recém empossado Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, que agradeceu a Companhia de Jesus pela nova missão à frente do Colégio Catarinense. Esta é a segunda vez que o Pe. João Claudio exerce o cargo de Diretor Geral, a primeira vez foi entre os anos de 2000 a 2010. “Venho para ser mais um a somar nesta equipe, onde cada um tem sua função e exerce seu trabalho sempre partilhado e em conjunto”, ressaltou o Diretor Geral, invocando as graças de Deus para que todos juntos possam alcançar um resultado de excelência na nova gestão.