Na última sexta-feira(20), os alunos do 3º ano da Unidade de Ensino I, fizeram uma apresentação em homenagem aos 289 anos da cidade de Florianópolis. Essa apresentação remete ao projeto sobre a cidade que é trabalhado com os alunos nas disciplinas de história e geografia durante todo o ano letivo.  Na comemoração dos 289 anos de Florianópolis, os professores, juntamente com os alunos, produziram uma apresentação valorizando os símbolos de Florianópolis. Assim, a bandeira, o hino e os diversos pontos turísticos de nossa cidade, como, o mercado público, o museu Cruz e Souza e as famosas praias de nossa ilha foram retratados pelas crianças com um carinho especial. O ponto alto da apresentação foi a apresentação temática do hino de Florianópolis, bastante ensaiado para ser apresentado a toda a escola. O manezinho, personagem típico de nossa ilha, ficou bem representado através da caracterização dos alunos. As meninas homenagearam as rendeiras e moças faceiras, já os meninos, por sua vez, caracterizaram-se de homens da praça e pescadores. Até, mesmo as professoras entraram no clima de comemoração usando trajes típicos da cultura açoriana. Como a maioria dos alunos é natural de Florianópolis, o sotaque tende a enaltecer o nosso “manézes” habitual. “Eu já sabia sobre bastante coisa do que foi apresentado aqui, mas o que me chamou a atenção foram informações sobre a figueira centenária, a catedral metropolitana, tudo que foi apresentado foi muito legal”, comentou João Paulo Napoli Ferrari, aluno do 3ºA.

Uma das características do projeto pedagógico do 3º ano é trabalhar a Florianópolis de ontem e de hoje. Os alunos puderam através de imagens, observar como era o mercado público antigamente, de como a água do mar chegava até as extremas do mercado, e hoje o quanto foi aterrado afastando o mar do centro da cidade. “Essas percepções de como era a cidade e como ela está hoje, fazem parte da vivência das crianças do 3º ano”, declarou Rosana Maria Fernandes, Professora do 3º ano A.