O primeiro aulão de Geografia para o período vespertino do ano de 2013 com o Prof. Delamare de Oliveira Filho, aconteceu em maio deste ano e teve a contribuição da  Profª Patrícia Kehrwald de Química. Na plateia do Auditório João Paulo II, estavam presentes os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Vespertino.

Segundo o professor Delamare de Oliveira Filho, responsável pela disciplina de Geografia, a ideia da aula se deu a partir do incêndio da boate Kiss: “buscamos explicitar, para os alunos, temáticas muito significativas sobre ciências, políticas públicas e normativas jurídicas em relação à segurança, justamente porque essas discussões amadurecem o olhar do aluno sobre a sua realidade e a dos demais”.

Na Pedagogia Inaciana, os professores têm o papel, também, de instigar os alunos a serem agentes críticos e transformadores, para que possam refletir acerca das situações do cotidiano e atuarem como cidadãos, com princípios éticos em defesa do que é correto.

Durante o aulão, um dos assuntos abordado foi sobre a espuma que causou o incêndio na casa noturna. A professora de Química aproveitou o tema para esclarecer sobre: o tipo de material de que a espuma é feita; os motivos pelos quais ela pegou fogo tão rápido; e quais as substâncias produzidas a partir da queima desse produto. “Aproveitei para destacar, ainda, as informações químicas sobre as substâncias tóxicas: fórmulas, nomes e a ação dessas substâncias no organismo humano”, compartilhou Patrícia.

Também foram discutidas medidas alternativas que poderiam ter sido utilizadas para evitar que o incêndio tomasse essas proporções.

Para o professor Delamare, a Geografia se encarregou de apresentar todos os fatos do incidente, instigando os alunos para uma grande conversa aberta e esclarecedora, em que foram debatidos erros e insuficiências.

Segundo a aluna Bianca Mayara, do 3º ano I, o aulão foi interessante, pois os alunos conseguiram compreender melhor o que aconteceu no acidente da boate Kiss, através de exemplos relacionados com as matérias de Geografia e Química. “Acima de tudo, fica o sentimento mais importante: o de ajudar o próximo, como cidadão, em busca do melhor”, finalizou a aluna.

No encontro, também foi mencionado sobre os meios de os alunos se protegerem de situações semelhantes e de exigirem o cumprimento de normas de segurança em ambientes fechados.