O aluno Eduardo Henrique Martins, da 3ª série do Ensino Médio, inaugurou, na noite do dia 12 de junho, a primeira exposição do Projeto Talentos, capitaneado pelos professores de Arte do CC.

O orientador pedagógico, professor Elton Frias Zanoni, explica que, a cada quinzena, um aluno talentoso exporá suas criações. Elas poderão ser orientadas para quaisquer linguagens artísticas, e serão socializadas com os demais integrantes da Comunidade Educativa.

Assim, no decorrer dos próximos quinze dias, todos poderão conferir de perto as fotografias de Eduardo Henrique no espaço da Biblioteca Central. O aluno, desde pequeno, demonstra inclinação para as artes e seu talento se expressa através da produção de tirinhas, charges, pinturas, fotografias e críticas de cinema.

            

No que tange à exposição, as fotos expostas retratam uma viagem a Florença e Veneza, realizada com a família, no ano de 2011, e impressionam pela sensibilidade e pelas técnicas fotográficas.

      

Segundo o Diretor-geral, Padre Mário Sündermann, que acolheu os presentes no lançamento da exposição, os alunos dos colégios jesuítas têm dons e talentos que devem se destacar a serviço de toda a Comunidade, além de contribuir para a formação integral e para aprendizagens cada vez mais significativas. De acordo com o Diretor, a fotografia possibilita que o mundo se descortine aos olhos de quem a vê.

           
A produção das fotos esteve sob inteira responsabilidade de Eduardo. Ele, inclusive, mantém a atividade através da venda de boa parte de suas obras. Através de seu trabalho, o estudante alimenta um blog onde publica regularmente suas produções e opiniões. (http://eduardohartes.com/)

Finalmente, vale destacar que o público presente na exposição adorou o projeto e espera com ansiedade o próximo evento. Desta vez, a contemplada será uma aluna do 8º ano que se dedica ao desenho de moda.

           

Júlia da Silveira, da 1ª série K do Ensino Médio, acredita que a exposição proporciona um olhar sobre fatos e lugares de uma maneira que o observador não conhecia, da qual passa a se apropriar. Sua colega de turma, Nicolle Barcelos, elogia a técnica do artista e a capacidade de retratar, de forma harmônica, as cores, o mar e a paisagem desses lugares.

A professora de Artes, Terezinha de Fátima Lehmkuhl, desafia o aluno Eduardo Henrique, desde a 1ª série do EM, a realizar a mostra. Segundo ela, Eduardo é um rapaz maduro, competente e focado em tudo o que faz, além de apresentar talento e criatividade.

Durante o evento, Eduardo aproveitou para dar dicas aos colegas. Desde pequeno, dedicou-se ao desenho, a aulas em oficinas de Artes e à produção multimídia. Ele sugere que, aos interessados por fotografia, o importante é sair às ruas e experimentar, fotografando tudo o que achar interessante. Ele fará vestibular para Cinema, uma de suas grandes paixões. Além disso, espera que essa iniciativa possa revelar talentos à comunidade e possibilite o incentivo à produção e à expressão artística no Colégio.