Como parte das comemorações dos 118 anos da instituição, o Colégio Catarinense sedia a Semana PEA/UNESCO 2023, um evento que se destaca por promover discussões e atividades pedagógicas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A iniciativa visa à sensibilização e ao engajamento da comunidade educativa em questões pedagógicas e sustentáveis, fundamentais para a construção de um futuro mais saudável.

Dentro das atividades da Semana PEA/UNESCO 2023, os estudantes do 8º ano do Colégio Catarinense tiveram a oportunidade de participar de uma atividade, digamos assim, saborosa. Com o título “Culinária Alternativa: conhecendo o painço”, os alunos se envolveram na preparação de uma receita de cupcake, utilizando farinha de painço como ingrediente principal.

A farinha de painço é um grão que vem ganhando destaque na atualidade devido às suas qualidades nutricionais e aos seus benefícios para a saúde. Comparada a outros tipos de farinha, a farinha de painço demonstra ser uma alternativa mais saudável e nutritiva, enriquecendo os pratos com suas propriedades benéficas.

A atividade de culinária proporcionou aos alunos uma experiência prática e saborosa, além de incentivar uma reflexão sobre a importância de explorar alternativas mais saudáveis e sustentáveis na alimentação. Ao utilizar o painço como ingrediente central, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a diversidade de ingredientes disponíveis, valorizando a biodiversidade agrícola e a redução do impacto ambiental.

Ao participarem de atividades práticas, os alunos se aproximaram da compreensão de como pequenas mudanças em nossa dieta cotidiana podem contribuir para a promoção de hábitos mais saudáveis, bem como para a preservação do meio ambiente.

Unesco celebra 2023 como o Ano Internacional do Milheto (milho-painço)

No ano de 2023, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está celebrando o Ano Internacional do Milheto. O milheto, também conhecido como milho painço, é um cereal com propriedades que vão além de sua contribuição nutricional, impactando positivamente consumidores, produtores e o meio ambiente.

Uma das características marcantes do milheto é sua capacidade de crescimento em condições adversas. Isso torna-o uma cultura especialmente benéfica em áreas onde os recursos hídricos são limitados. Essas características permitem o cultivo bem-sucedido em áreas desafiadoras, contribuindo para a segurança alimentar e a subsistência das comunidades que dependem da agricultura.

Confira uma receita do cupcake feito com farinha de painço:

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de arroz

1/2 xícara de farinha de painço

¾ xícara de açúcar mascavo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 xícara de leite de soja ou leite sem lactose

1 ovo ligeiramente batido

1/2 xícara de passas e maçã picada (opcional)

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de canola

Modo de Preparo:

Misture a farinha de arroz, o painço, o açúcar, o fermento e o bicabornato. Em outro recipiente, misture o leite, o ovo e o óleo. Junte essa mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogênea e acrescente as passas e a maçã. Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 minutos ou faça o teste do palito.

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #somosjesuitas #jesuitasbrasiloficial #jesuitasbrasil #somosflacsi