capa 2

Como acontece todos os anos, o Colégio Catarinense realizou, na última sexta-feira, mais um lançamento do livro “TECENDO IDEIAS… PROJETANDO O FUTURO!”, realizado por alunos do Ensino Médio, a partir de um tema escolhido pelos próprios alunos. São eles que produzem o livro, a partir de um tema previamente desenvolvido em sala de aula. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura e valorizar o processo de autoria, aprimorando a produção escrita do educando. O projeto de editar e publicar as produções dos alunos, já na sua oitava edição, vem ao encontro dos princípios da Pedagogia Inaciana: análise do contexto e promoção da criticidade, voltada para a formação integral da pessoa, a serviço da fé que promove a justiça.

O trabalho é desenvolvido por professores de Produção Textual do Ensino Médio durante o ano letivo, através de leituras reflexivas, debates e construção de textos. A obra sempre aborda temas relacionados à Campanha da Fraternidade e a fatos sociais, políticos e econômicos de todo o mundo, remetendo-nos a uma discussão ética e social. Agora, na edição de 2016, o tema central do livro é a Preservação Ambiental. Os alunos participaram com textos e desenhos sobre a degradação do meio ambiente e fizeram um alerta para a urgência nas ações de preservação do planeta. Após a redação e edição do material, os alunos participaram da manhã de autógrafos,  com a presença das famílias e de convidados especiais da literatura catarinense.

“Nossos alunos, motivados e orientados pelos professores do Ensino Médio, a partir da reflexão proposta pela Campanha da fraternidade-2016, que evidencia a questão ambiental e o saneamento básico, produziram textos e desenhos críticos como exercício de reflexão e formação cidadão sobre as agressões ambientais que nos preocupam”, disse o diretor-geral do Colégio Catarinense, professor Afonso Luiz Silva. Segundo ele, a leitura dos textos e dos desenhos nos fará refletir sobre a importância dos cuidados com a nossa casa comum, para que nos tornemos mais conscientes e corresponsáveis na preservação  dos recursos naturais, no desenvolvimento harmônico entre ecologia, economia e sociedade. “Nosso compromisso é promover a economia solidária, o consumo consciente, a reciclagem e o incentivo ao cooperativismo. Que as produções de nossos alunos enriqueçam a reflexão crítica, o debate, a consciência e o diálogo sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e as políticas públicas”, concluiu o diretor.