O Serviço de Orientação Espiritual, com o objetivo de contribuir no processo de formação para a construção do perfil inaciano do ser estudante, concretizado de forma mais visível conforme as características da Educação da Companhia de Jesus e os princípios da Pedagogia Inaciana, busca educar os alunos para um pensar crítico e reflexivo sobre a realidade local e global, desafiando-os a tomarem atitudes proativas e transformadoras na construção de um mundo novo.
A 1ª série do Ensino Médio tem como lema, para os Encontros de Formação, o seguinte slogan: “Líderes para um Mundo Novo!”, e o intuito é estimular os alunos a perceberem que os talentos são dons a serem desenvolvidos não só para a satisfação ou proveito próprio, mas também dos demais, bem como despertar a formação de homens e mulheres que assumam a sua liderança de maneira consciente e construtiva na sociedade, tendo por base e inspiração os valores e as virtudes cristãs.
O Colégio acredita que é possível despertar, nos seus alunos, uma liderança para o serviço dos demais. Por isso, desafia-os a irem ao encontro dos que estão necessitados e excluídos. Desde o ano de 1998, a 1ª série do Ensino Médio Diurno organizou um projeto de solidariedade, em que a entidade escolhida foi o LAR RECANTO DA ESPERANÇA, localizada em Florianópolis, que acolhe pessoas do sexo masculino para o tratamento da dependência química e do álcool.
O projeto visa a trabalhar a prevenção ao uso de drogas, como também ajudar na manutenção da entidade, com a doação de mantimentos e de agasalhos. “Com certeza, este projeto veio criar uma parceria de solidariedade entre a 1ª série do Ensino Médio e o Lar Recanto da Esperança. A partir de 2010, os professores da 1ª série passaram a se organizar de forma interdisciplinar em torno do projeto de ‘VALORIZAÇÃO DA VIDA’, que envolve a participação dos alunos tanto antes como depois da visita ao Lar Recanto da Esperança. Todas as disciplinas cooperam para a reflexão, pesquisa e debate a partir da problemática das drogas e a necessária prevenção/conscientização. Os pais também se integram no projeto, com o tema ‘Parceria entre a Escola e a Família na Prevenção ao uso de Drogas’, participando de um encontro no mês de agosto no Colégio”, explicou o Orientador Sinésio Fernandes.
“A vivência no Lar Recanto da Esperança demonstrou-nos a importância de viver o hoje, cada dia de maneira saudável e sem drogas. Afinal, como diziam os moradores do lar: o dia mais importante da sua vida é hoje!”, revelou o aluno Jorge Luiz, 1ª C.
As vivências solidárias no Lar Recanto da Esperança são momentos fortes de debate e reflexão sobre as consequências do uso e abuso de drogas e, também, momentos de superação de preconceitos, envolvimento com o próximo e celebração da vida.
“O que mais me marcou na visita ao Lar Recanto da Esperança foram as histórias de vida ali contadas, pois elas sensibilizaram a todos os alunos de nossa sala. Elas eram reais e nos mostraram o que realmente acontece quando uma pessoa cai no mundo das drogas!”, disse a aluna Isabela Medeiros, 1ª D.
Já 2ª série do Ensino Médio tem como lema para os Encontros de Formação o slogan “Construindo o mundo e fazendo a diferença!”, e o objetivo dessa série é destacar o papel do estudante na construção de um mundo novo, resgatando a capacidade de pensar globalmente e agir localmente, de modo a interferir de forma positiva na realidade. Busca-se, também, proporcionar aos alunos o contato com projetos sociais que já acontecem em nossa sociedade e que fazem a diferença na vida das pessoas.
“Ao longo dos três primeiros encontros de formação, fomos preparando o coração dos alunos para a vivência solidária no Educandário Santa Catarina. A reflexão feita apontava para a importância de se visitar alguma ONG ou entidade social que está fazendo a diferença na vida das pessoas. É preciso valorizar o princípio ‘pensar globalmente, mas, agir localmente’ e acreditar em ‘outro mundo possível!’”, compartilhou Sinésio Fernandes, um dos coordenadores dos projetos.
Sentindo um desejo de fazer alguma coisa concretamente em favor dos que precisam e doando um pouco de si para os demais, no mês de junho, as turmas da 2ª série realizaram sua vivência solidária no Educandário, localizado no município de São José.
A ONG acolhe diariamente 520 crianças em tempo integral, oferecendo quatro refeições e todo o acompanhamento pedagógico. Durante as manhãs, cada 2ª série conviveu com duas turminhas de crianças, e cada aluno foi o “anjo” que cuidou de uma delas.
“A nossa vivência no Educandário foi tão boa que renovou as energias com um simples gesto de carinho, um sorriso de criança e um abraço apertado!”, revelou Mariana Virno, aluna do 2ª B.
Cada turma também levou as doações do “Dia de Integração e Ação Social”: cestas básicas, material de higiene, agasalhos.
“Como jovens, na nossa vida, temos de saber dividir o que temos e o que somos com os que mais precisam. No Educandário, podemos dar e receber atenção e carinho, além de nos divertirmos com as crianças!”, disse Lucas Búrigo, aluno do 2ª A.