As turmas do 8º ano do Colégio Catarinense receberam, nesta terça-feira (23), no Auditório João Paulo II, o atleta paralímpico, Ricardo Mattei, e a professora adjunta de Educação Física da UFSC, Bruna Seron, para uma palestra em prol da inclusão para pessoas com deficiência no esporte. Logo no início, os estudantes responderam a um rápido questionário acerca da sua percepção sobre deficiência e esportes adaptados.

Ricardo Mattei, que se destaca tanto no handebol quanto no parabadminton, um dos esportes de destaque nas paralímpiadas (denominação dada pelo Comitê Paralímpico Internacional), compartilhou com a plateia sua jornada, seus desafios e suas vitórias. Respondendo às perguntas dos alunos, ele ofereceu uma visão única de seu dia a dia como atleta e salientou a importância do esporte adaptado para pessoas com deficiência.

Em meio a várias perguntas, o atleta explicou a diferença entre a cadeira de rodas e a cadeira de rodas feita especialmente para os jogos. “Em jogos, usamos uma cadeira especial, uma mais “cambada” pros lados (…), porque, como são 4 pessoas na quadra, geralmente batemos uns nos outros, e essa cadeira evita que a gente caia durante os jogos”, explicou Ricardo.

Você sabe o que é parabadminton?

O parabadminton é um esporte jogado com raquete e peteca que, em seu formato paralímpico, é praticado por atletas com deficiência física. No entanto, também é praticado por atletas com deficiência intelectual e surdos. A modalidade é disputada em uma quadra retangular, e suas dimensões podem variar de acordo com as classes, utilizando-se as marcações de uma quadra oficial de badminton.

O jogo é disputado em melhor de 3 games de 21 pontos, vence quem ganhar 2 games. Para fazer o ponto, é necessário que a peteca toque o chão da quadra do adversário ou que ele cometa um erro, como jogar a peteca para fora da quadra. Muitas pessoas comparam o parabadminton ao xadrez, por exigir jogadas estratégicas e alto grau de concentração.

O parabadminton fez sua estreia em Tóquio 2020, mas o esporte é disputado em nível internacional desde a década de 1990, com o primeiro Mundial acontecendo nos Países Baixos, em 1998.

@redejesuitadeeducacao
@jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi