Inscrições para Catequese de Primeira Eucaristia 2015.

 Estamos iniciando o período de inscrições para a Catequese de Primeira Eucaristia, que é oferecida aos alunos do Colégio Catarinense que frequentam o 5º Ano do Ensino Fundamental. O período de inscrições será na semana de 02 a 06 de março de 2015, das 14h às 18h, na Secretaria da Igreja.

No dia 07 de março (sábado), às 16h, na Igreja Santa Catarina de Alexandria (anexa ao Colégio Catarinense), haverá a Missa de Abertura da Catequese (as crianças deverão estar presentes na Igreja 30 minutos antes) para pedir as bênçãos de Deus para o nosso ano. Após a celebração, apresentaremos a equipe da catequese e daremos algumas informações importantes para o bom início das atividades, incluindo a relação dos grupos. Os encontros semanais dos grupos terão início no dia 10 de março (terça-feira).

Todos nós, crianças, catequistas, pais e comunidade, somos chamados a viver essa mesma fé e testemunhá-la com gestos e atitudes na família, no Colégio e na sociedade. No decorrer do ano, contamos com a presença dos pais e familiares nos Encontros de Formação e nas Missas Catequéticas na Igreja Santa Catarina de Alexandria. As Missas Catequéticas fazem parte do aprendizado da Catequese e são importantes para compreendermos os mistérios da vida de Jesus Cristo e fortalecermos os laços de amizade e comunhão com o próximo.

2015-02-27T18:38:03-03:00fevereiro 27th, 2015|

Manhã de Formação Docente aborda a Campanha da Fraternidade de 2015.

Nesta quarta-feira (11), a manhã de formação docente do Colégio Catarinense tratou o tema “Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45), ambos da Campanha da Fraternidade de 2015. O encontro teve a assessoria do Padre Élio Estanislau Gasda, SJ, professor de Teologia Moral na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte.

Ao tratar da relação entre Igreja e Estado, Padre Élio fez um breve relato sobre a caminhada da Igreja e da Sociedade até a instauração da laicidade do Estado.  Em relação à Igreja, a referência primeira sempre é a pessoa de Jesus Cristo.

A Igreja recebeu de Jesus a missão de cuidar do ser humano. Ao se fazer humano, Jesus revela o valor sagrado da pessoa. Tal missão pertence ao mais profundo de sua consciência evangélica.(CNBB, Doc. 40, p. 203-204)

Em relação ao Estado, a importância maior recai sobre o tema da laicidade, legitimando a autonomia da ordem secular (social e política) em relação à Religião. A laicidade e a sociedade civil dão condições para alcançar a liberdade religiosa, a democracia e os direitos humanos.

A mensagem do Evangelho exige dos cristãos o direito e o dever de participar da vida em sociedade. Como cristãos, estamos inseridos na sociedade e somos chamados para sermos testemunhas do Reino de Deus, acontecendo na vida das pessoas e na sociedade.

2018-02-23T22:30:29-03:00fevereiro 12th, 2015|

São Paulo Míki e companheiros mártires

Santo do Dia

São Paulo Míki e companheiros mártires

São Paulo Míki nasceu em Kyoto, no Japão, no século XVI dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse, ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio.

Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Míki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade.

Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos.

São Paulo Míki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a morte.

Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com testemunho desses 26 companheiros de Jesus.

Fonte: Canção nova – Liturgia

 

Horário das Missas da Igreja Santa Catarina de Alexandria
Sábado: 14h e 18h30min
Domingos: 08h e 18h30min
2018-02-23T22:30:31-03:00fevereiro 6th, 2015|

     

2018-02-23T22:30:33-03:00fevereiro 4th, 2015|

Fundação Fé e Alegria recebe Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues

      Os fiéis celebraram e relembraram no dia 25 de novembro, Santa Catarina de Alexandria, em uma Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis. A santa, que é padroeira do Estado, da Arquidiocese de Florianópolis e co-padroeira da capital, é lembrada pela fidelidade à vontade de Deus. 

               A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada pelos padres: Leandro Rech, Ewerton Gerent, Revelino Seidler, Pedro Koehler, Vitor Feller, Valter Goedert, Cledinei Clovis Cavalheiro, David Coelho, Tarcísio Schuch, Cláudio Zimermann, Eugênio Kinceski, João Quirino Weber, SJ, Joaquim Filippin, CS, Pedro Martendal e com apoio dos diáconos Djalma Lemes e Sérgio Cidade.

“Quando participamos da festa da Padroeira lembramos que Deus quer ser sinal de amor em nossa vida, e assim que nós ajudemos a construir a Igreja. Se nossas ações testemunham a vontade de Deus, o mundo muda para melhor.”, destacou o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck na homilia.

          No fim da Celebração, foi entregue o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues para instituições que contribuíram para a cultura da solidariedade. O prêmio visou manter viva a chama da paz, da esperança e da solidariedade que atualmente está presente nas diversas ações desenvolvidas pelas entidades e grupos sociais.

          Doze entidades participaram do Prêmio, sendo que o primeiro lugar ficou com a Fundação Fé e Alegria do Brasil e o segundo lugar a Associação Beneficente São Dimas. As demais foram homenageadas com uma placa pelo trabalho que desenvolvem.

                 A Fundação Fé e Alegria do Brasil desenvolve ações sociais e educativas na região da Palhoça. A iniciativa solidária é intitulada “Formando Comunidades” e tem o foco em cursos de qualificação profissional e formação humana para promover o acesso da população empobrecida a inclusão no mundo do trabalho.

           A assessora de Projetos Sociais da fundação relata: “Estamos muito alegres! Cada conquista que temos é a certeza de que o trabalho pode continuar. É um fortalecimento deste trabalho”.

            Já a Associação Beneficiente São Dimas (ASBEDIM) visa assitir os encarcerados e suas famílias. Por diversos problemas, como superlotação de estabelecimentos e precariedade das instalações, a Associação pretende através de um consultório odontológico com jato de bicarbonato e ultrassom e o Projeto Estampa Livre com máquina de cortar viés no Presídio Masculino de Florianópolis, contribuir ainda mais com a Pastoral Carcerária.

“Gostaria de agradecer a todos os trabalhos sociais realizados. Que o nosso prêmio possa ser um caminho para dar esse reconhecimento e essa notoriedade para toda a Arquidiocese.” disse o Arcebispo, finalizando uma noite que foi única e muito especial.

 Fonte: site da Arquidiocese de Florianópolis

2018-02-23T22:30:46-03:00novembro 27th, 2014|

Primeira Eucaristia 2014

 

Nos dias 08 e 09 de novembro, A Igreja Santa Catarina de Alexandria – Reitoria pertencente ao Colégio Catarinense, Rede Jesuíta de Educação –, através do trabalho da Equipe de Pastoral e de seu coordenador Pe. Clóvis, celebrou um momento de festa inesquecível para as 138 crianças, alunos e alunas do Colégio, com idades entre 10 e 12 anos, os quais receberam, pela primeira vez, o Sacramento da Eucaristia, este que foi instituído por Jesus na última ceia, ao dizer: “Este é meu corpo, tomai e comei…”. 
As crianças da catequese, depois de aprenderem os fundamentos da Igreja Católica – os Dez Mandamentos, os Sete Sacramentos, os milagres e o amor de Jesus –, estavam preparadas para iniciar a comunhão do corpo de Cristo, aquele que representa o pão para todos:“… Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede…” (Jo, 6,35)
Assim, em virtude da grandiosidade, beleza e importância da celebração, queremos demonstrar gratidão às pessoas que ajudaram a tornar esse momento inesquecível para as 138 crianças, bem como para seus pais, mães, responsáveis, familiares e amigos que também testemunharam esse encontro com Jesus Eucarístico e junto celebraram o banquete do Reino.
Em primeiro lugar, cabe o agradecimento ao Reitor desta Igreja, Pe. Clóvis, que não mediu esforços para que, durante este ano de catequese, não faltasse o acolhimento, o carinho e o amor pelas crianças e pelas coisas de Deus, dando testemunho do zelo que devemos ter por esse importante Sacramento da iniciação à Vida Cristã que é a Eucaristia; às catequistas, Ana Carolina, Bruna Steffen, Maria Cecília, Maria Helena e Irmã Geisa, que semanalmente encontravam-se com os catequizandos e, durante uma hora, ensinavam-lhes a doutrina cristã. Queremos, também, estender nosso agradecimento e gratidão ao Pe. José Eduardo, que prontamente atendeu ao pedido de ouvir as confissões das crianças, no Retiro na Lagoa do Peri; à senhora Santa, colaboradora da casa do retiro, a qual cuidou da limpeza nos três dias de retiro; e a todos os que direta ou indiretamente contribuíram e fizeram parte da catequização dessas crianças. Agradecemos, ainda, às pessoas que estavam em oração, pedindo a Deus por esse tão importante dia.
A Igreja Santa Catarina de Alexandria, mediante o seu Reitor, Pe. Clóvis, presta gratidão a todos os irmãos envolvidos e deseja muitas bênçãos de Deus em suas vidas.
Finalmente, queremos render e celebrar a ação de graças a Deus, que nos permite esse encontro íntimo com Jesus através da hóstia consagrada e da celebração do memorial da paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, além de, nos dias 08 e 09 de novembro, ter permitido que 138 crianças tivessem esse Encontro com Jesus. Cabe, agora, às famílias e a nós, cultivar nessas crianças o desejo de comungarem do corpo de Cristo, para que, a exemplo de Santo Inácio, seja tudo para Maior Honra e Glória de Deus. 
2018-02-23T22:30:50-03:00novembro 13th, 2014|

Pe. João Renato Eidt será o novo Provincial da BRA

Nesta quarta-feira (3), o padre Adolfo Nicolás, superior geral da Companhia de Jesus, comunicou ao Pe. Carlos Palácio, provincial do Brasil, a decisão de confiar ao Pe. João Renato Eidt a missão de conduzir, como primeiro Provincial, a futura Província do Brasil (BRA). O jesuíta será nomeado e empossado oficialmente como Provincial no próximo dia 16 de novembro, após a leitura do decreto de criação da nova Província.

Natural de Itapiranga (SC), o padre João Renato Eidt tem 51 anos e ingressou na Companhia de Jesus em 18 de fevereiro de 1986. Foi ordenado presbítero em 11 de julho de 1998, e fez seus últimos votos em 26 de maio de 2007. Além da formação própria da Companhia, fez mestrado em Counseling, na Loyola University, em Chicago, Estados Unidos.

O jesuíta também foi orientador espiritual do Juniorado Interprovincial Pe. Gabriel Malagrida, em João Pessoa (PB), diretor do CECREI (Centro de Espiritualidade Cristo Rei), em São Leopoldo (RS), reitor do Filosofado São Francisco Xavier, em Belo Horizonte (MG) e, desde 2012, é o reitor do Teologado (CIF) Santo Inácio de Loyola, em Belo Horizonte (MG).

A Companhia de Jesus no Brasil se alegra com a notícia e manifesta sua estima e comunhão fraterna a seu futuro Provincial.

Fonte: Portal Jesuítas Brasil

2014-09-05T19:02:25-03:00setembro 5th, 2014|
Ir ao Topo